Geral

Sindilojas Osório realiza palestra com o INMETRO

Em mais uma edição do café da manhã, na última terça-feira (17), mais de 50 empresários do setor de gêneros, têxtil, móveis e eletrônicos estiveram reunidos com especialistas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As palestrantes Janete P. Mafra e Claudia M. Maciel, orientaram os empresários que se faziam presentes da importância de harmonizar as relações de consumo, incentivar e manter a concorrência entre os diversos setores do comércio e proteger o consumidor.

Também foram informados referentes às Portarias 248/2008, exame realizado aleatoriamente em produtos expostos à venda nos estabelecimentos comerciais; exame utilizado para definir a existência de indício de erro em um determinado produto; Portaria 120/2011 realizado em produtos pesados pelo próprio estabelecimento comercial; Separação de uma amostra de acordo com o lote existente no local para exame; Pesagem realizada no local e emissão de laudo de exame quantitativo. Como também as portarias, Portaria 019/97, 146/06, 153/08, 157/02.

E com a colaboradora do INMETRO Inês Tiecher Borgesm foi abordado o tema AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE, onde falou da importância da conformidade, que proporciona a concorrência justa, estimula a melhoria continua da qualidade, informa e protege o consumidor, facilita o comércio exterior, incrementando as exportações, protege o mercado interno e agrega valor a marca. Falou também da regulamentação têxtil, resolução Conmetro 02/2008 e portaria Inmetro 166/2011, onde na etiqueta deve conter a (marca, nome ou razão social, identificação fiscal (CNPJ), uma indicação de tamanho, pais de origem, composição têxtil e tratamento para conservação do produto).

Foi aberto um espaço para questionamentos, onde muitas duvidam foram sanadas, com a interação dos participantes.

“Além das orientações técnicas, o importante deste encontro é a desmistificação do INMETRO como órgão arrecadador e um importante canal para informações que foi criado junto a seus dirigentes” Joel Dadda comenta.

Comentários

Comentários