Perigo no RS é o destaque climático deste último fim de semana de junho.
Um sistema de baixa pressão atmosférica provoca o retorno das chuvas intensas e a formação de temporais sobre diversas regiões gaúchas.
As áreas mais afetadas incluem Missões, centro, norte, litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há previsão de volumes elevados de chuva e risco de tempestades com vento forte.
Enquanto isso, o oeste e a Campanha, além do sul do estado, devem ficar fora da rota das precipitações.
Nessas áreas, o frio ganha força, com previsão de geada, especialmente na Campanha Gaúcha, devido à chegada de uma nova massa de ar polar.
As rajadas de vento podem alcançar entre 51 km/h e 70 km/h em uma faixa que se estende do centro do estado até o oeste do Paraná, cobrindo também Santa Catarina.
Perigo no RS
No domingo, a chuva continua castigando o norte do Rio Grande do Sul, com grandes acumulados esperados no litoral médio e norte.
Porto Alegre segue sob alerta, com possibilidade de temporais ao longo de todo o dia. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas perdem força gradualmente, mantendo-se mais concentradas no oeste e sudoeste dos estados.
Além disso, o avanço da frente fria mantém a umidade elevada na faixa leste do Sudeste.
Em São Paulo, o sábado começa com garoa, mas o sol aparece à tarde.
Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, o tempo seco predomina, com elevação de temperatura e queda na umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% em áreas do interior paulista e mineiro.
No domingo, o nordeste de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda terão chuva fraca vinda do mar, enquanto nas demais áreas, o sol predomina e o calor retorna.
Já no Centro-Oeste, o sábado pode ter pancadas isoladas no sul de Mato Grosso do Sul, com tempo firme nas demais áreas como Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
A umidade do ar continua baixa, gerando estado de atenção. No domingo, há risco de temporais no sudoeste de MS, com destaque para cidades como Iguatemi, Dourados e Ponta Porã. Campo Grande, Goiás e DF permanecem com sol e clima seco.
No Nordeste, as chuvas continuam concentradas no litoral leste, com alerta para temporais em Salvador, Aracaju, Maceió, Fortaleza e São Luís.
O domingo será marcado pela intensificação das chuvas com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), atingindo os litorais do Maranhão, Piauí, Ceará e RN.
No interior da região, o tempo seco e a baixa umidade do ar continuam predominando.
A Região Norte segue com tempo instável. Fortes pancadas atingem o noroeste do Amazonas e o oeste de Roraima.
No restante da região, inclusive no Acre, norte do Pará e Amapá, o sábado será de chuva moderada a forte.
O Tocantins permanece em alerta para queimadas devido ao tempo seco. No domingo, o tempo firme retorna para o sul de Rondônia, sul do Pará e todo o Tocantins, enquanto os temporais devem atingir novamente o Amazonas, Amapá e Roraima, com risco de ventos fortes no período da tarde e noite.