Vida & Saúde

Sistema de marcação de exames sofre alterações em Imbé

Buscando agilizar a marcação de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria da Saúde de Imbé realizou algumas alterações no procedimento. Agora, os pacientes deverão deixar o encaminhamento de exames no Setor de Marcação de Consultas localizado junto a Unidade de Saúde Posto 24 Horas.

A partir daí a Secretaria da Saúde terá um prazo de até quinze dias para entrar em contato com o paciente e entregar a autorização do encaminhamento, com o dia, hora e o local em que será feito o exame solicitado.

Conforme a secretária municipal da Saúde, Nelsa Teixeira Dias, as mudanças foram necessárias para organizar e agilizar o processo clínico. “Os exames realizados pelo laboratório responsável, por exemplo, estavam sendo agendados para janeiro e fevereiro de 2012. É muito tempo para uma pessoa enferma esperar. Então decidimos assumir esta função que era do laboratório para melhorar a situação”, esclarece Nelsa.

A secretária também destacou que, com essas alterações, a prática de marcar consultas com especialistas e não comparecer no dia agendado irá diminuir drasticamente. “Hoje é comum termos uma média mensal de 100 consultas com especialistas que são marcadas e não são retiradas junto ao Posto 24 Horas. Assim, quem realmente precisa acaba tendo que esperar mais tempo”, lastima Nelsa.

Mensalmente são oferecidos pelo município em torno de dois mil exames, entre as 50 especialidades oferecidas pelo SUS, como hemograma, pré-natal, EQU (urina), Hepatite, PSA (câncer), colesterol total, LDL, HDL, triglicérides, uréia, creatinina, entre outros.

Comentários

Comentários