Sistema frontal avança do Uruguai e mudará o tempo no RS

O primeiro domingo de junho no Rio Grande do Sul foi marcado por um calor fora de época, com temperaturas que chegaram a 30°C em algumas regiões.

Frigorifico Borrussia

No entanto, essa anomalia climática terá fim a partir de segunda-feira, quando uma frente fria trará chuva e queda acentuada da temperatura para o estado.

Calor fora de época:

Na tarde de domingo, o sol forte e o ar quente elevaram as temperaturas em diversos municípios gaúchos.

As máximas mais altas foram registradas em Campo Bom (28,8°C), Alegrete (28,3°C), São Borja (28,2°C), São Luiz Gonzaga (28,0°C) e São Vicente do Sul (28,0°C).

Em Porto Alegre, a temperatura chegou a 27°C no Jardim Botânico.

Portela Serviços Funerários

Chegada da frente fria:

O sistema frontal, que já se encontra no Uruguai, deve começar a ingressar no Rio Grande do Sul pela noite de domingo, primeiro pela fronteira e o extremo Sul do estado.

A partir de segunda-feira, a frente fria se deslocará para o restante do território gaúcho, levando chuva para a maioria das áreas.

Livros Cristãos
Massagem

Chuva e queda da temperatura:

O retorno da chuva não deve ser motivo de preocupação, pois os volumes previstos são baixos.

A precipitação deve atingir entre 10 mm e 40 mm na maior parte do estado, com alguns pontos do Oeste e do Norte podendo não registrar chuva.

As áreas mais afetadas pela chuva devem ser as do Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul.

star

Juntamente com a chuva, a frente fria também trará uma queda acentuada da temperatura.

Na tarde de segunda-feira, as marcas já serão consideravelmente mais baixas que as de domingo, com até 15°C a menos em alguns casos. Em Porto Alegre e região metropolitana, a temperatura deve cair de 27°C a 28°C para 13°C a 14°C entre 15h e 16h.

As mínimas da segunda-feira devem ocorrer no final do dia, quando o frio se intensificar.

Na noite de segunda, os termômetros podem indicar 7°C na Campanha, 6°C a 7°C na Serra e Aparados, 9°C a 10°C em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, e 8°C a 10°C na região de Passo Fundo. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 8°C.

Registre sua marca

Frio intenso e geada:

O frio deve durar até a terça-feira, com o amanhecer podendo registrar temperaturas entre 0°C e 2°C com geada em algumas regiões, como a Campanha, a fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, a mínima prevista para terça-feira é de 8°C, segundo a Metsul.

Retorno do calor:

O frio, porém, será passageiro. Na quarta-feira, ar quente começa a retornar pelo Noroeste do estado e organiza uma frente quente com chuva no Sul e no Leste gaúcho.

Por isso, a segunda metade da semana será marcada pelo retorno do calor, com tardes de temperatura alta para junho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários