Situação de emergência no RS: chuvas forçam decretos em 9 cidades

Situação de emergência no RS já foi decretada em pelo menos sete cidades da Região Central, enquanto outras duas registram estado de calamidade pública, como consequência direta das fortes chuvas…
Novo episódio de chuva excessiva, Situação de emergência no RS, Chuvas elevam nível dos rios no RS e preocupam moradores

Situação de emergência no RS já foi decretada em pelo menos sete cidades da Região Central, enquanto outras duas registram estado de calamidade pública, como consequência direta das fortes chuvas que atingem o estado nesta semana.

Os alagamentos, deslizamentos e elevação de rios causaram desabrigos, bloqueios em estradas e danos em centenas de residências e comércios, mobilizando equipes da Defesa Civil, prefeituras e voluntários.

Em Santa Maria, maior cidade da região, 160 pessoas estão fora de suas casas por conta das inundações.

A prefeitura registrou 182 ocorrências relacionadas à chuva até a manhã desta quinta-feira (19), com destaque para o alagamento de mais de 120 imóveis e 80 pedidos formais de auxílio.

Equipes municipais atuam com distribuição de lonas, telhas, cestas básicas, kits de higiene, limpeza, roupas e colchões. Há dois pontos de bloqueio total na zona urbana e 12 trechos interditados na zona rural.

Outros municípios em situação de emergência:

  • Agudo: estradas rurais destruídas, acessos bloqueados e comunidades isoladas como Nova Boêmia. Bairros urbanos, como Caiçara e Centro, registraram alagamentos, mas não há desabrigados.

  • Dona Francisca: 149 famílias estão ilhadas pela cheia do Arroio Formoso, que destruiu uma ponte no interior. Outras duas famílias estão isoladas pelo Rio Jacuí. 34 pessoas estão desalojadas na área urbana.

  • Faxinal do Soturno: tem 10 famílias desalojadas e duas desabrigadas. A cheia do Rio Soturno causou três bloqueios de acesso.

  • Nova Palma: monitoramento de áreas com risco de deslizamentos na RS-149. Uma família chegou a sair de casa, mas já retornou.

  • São João do Polêsine: cinco áreas com risco de deslizamento e pontos de alagamento causados por arroios. Não há registro de desabrigados.

  • São Pedro do Sul: rios Toropi e Ibicuí-Mirim elevaram-se e cerca de 70 pessoas estão fora de casa, algumas em abrigos. Há cinco famílias ilhadas e estradas danificadas.

Em estado de calamidade pública, estão:

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

  • Jaguari: situação mais grave. Rio Jaguari ultrapassou 11 metros, mais de 1,2 mil pessoas fora de casa. 150 famílias estão em abrigos. Três comunidades seguem isoladas, com ajuda chegando por barco. Houve resgate aéreo de quatro pessoas na terça-feira (17). A cidade continua pedindo doações.

  • Mata: apesar do retorno das 80 famílias desalojadas, 200 pessoas continuam ilhadas em Santa Clara. O centro da cidade se recupera após 50 estabelecimentos comerciais fecharem no auge do alagamento.

Situação de emergência no RS

As autoridades seguem em alerta para novos deslizamentos, enquanto o clima permanece instável. O acompanhamento das previsões meteorológicas e o apoio às populações afetadas seguem como prioridades nos próximos dias.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas