Socióloga destaca perda da espontaneidade na campanha
“A política saiu das ruas, saiu dos lugares de aglomeração e dos locais de trabalho e foi para a sala de visitas, para a televisão e o rádio”, afirma a socióloga, ao destacar a importância da propaganda eleitoral gratuita nos meios de comunicação.
O papel do marketing político também foi destacado por Fátima Jordão para a perda de espontaneidade do debate político. “A imagem dos candidatos, seja a imagem pessoal, física, o penteado, a roupa e a forma de falar são meticulosamente calculados”.
Para a especialista, no entanto, a forma espontânea ainda prevalece nas entrevistas dos candidatos e nos grandes debates. “As mulheres, em particular, preferem muito o debate como forma de conhecer melhor os candidatos e definir o seu voto, e os debates importantes acontecem sempre no fim da campanha”, diz Fátima Jordão.
Sobre a importância da internet na campanha eleitoral, a socióloga considera que esta é a primeira vez nas eleições brasileiras que os sites, blogs e as chamadas redes sociais – Twitter, Facebook – tiveram um papel essencial para os candidatos. “A internet acelera a informação para a grande mídia. Eventos que aconteceriam num passo mais lento – por exemplo, as denúncias de vazamento na Receita Federal – se dependessem apenas da mídia convencional teriam um impacto bem menor”, diz Fátima Jordão.