Sony anuncia defeito em câmeras Cyber-shot
Problemas com a captação de imagem em oito modelos de câmeras digitais da Sony podem levar à incapacidade de tirar fotos claras ou mesmo qualquer foto, comunicou a empresa na sexta-feira (24/11).
A Sony descobriu que o CCD (charge coupled device) – tipo de sensor de imagem – de oito câmeras vendidas em todo mundo entre setembro de 2003 e janeiro de 2005 pode apresentar defeito. Os modelos afetados são: DSC-F88, DSC-M1, DSC-T1, DSC-T11, DSC-T3, DSC-T33, DSC-U40 e DSC-U50.
Os problemas, em geral, são reportados em países em que o clima é quente, disse Tomio Takizawa, porta-voz da empresa de Tóquio, Japão. A Sony vai reparar os aparelhos sem custo caso apresentem problemas, segundo o executivo.
O anúncio desta sexta-feira alarga um problema reportado inicialmente em outubro de 2005 pela Sony. Na época, a companhia listou 20 modelos de câmeras comercializadas com o mesmo defeito potencial.
A Sony é uma das maiores fabricantes de sensores de imagem CCD, que são os chips posicionados por trás da lente que convertem a luz em pulsos eletrônicos. Como estes sensores são usados por outras empresas, o problema do ano passado afetou potencialmente outros 100 modelos de câmeras além das da Sony.
Fabricantes como Canon, Konica Minolta, Nikon e Fuji Photo Film e anunciaram planos de substituir câmeras com o defeito no CCD.
Este é apenas o mais recente de uma série de problemas de controle de qualidade que a Sony vem enfrentando. Neste ano, problemas com componentes metálicos nas baterias para notebooks da fabricante levaram ao recall de 9,6 milhões de unidades. A Sony projeta custos de 51,2 bilhões de ienes (440 milhões de dólares) com o recall.
Em meio aos problemas com as baterias, a Sony nomeou Makoto Kogure, que liderava a área de TVs, para supervisionar a qualidade e a segurança dos seus produtos. É a primeira vez que um executivo de alta escalão da empresa assume tal função.