Esportes

Surfistas gaúchos querem fazer bonito “em casa”, na abertura do Rip Curl Grom Search

A realização da etapa inicial do Rip Curl Grom Search em Tramandaí está agitando a nova geração do surf gaúcho. Os principais nomes estão confirmados na competição, nestes sábado e domingo (18 e 19), no Píer de Tramandaí. Em sua 15ª edição, o Circuito terá três etapas (a segunda no Rio de Janeiro e a final em Guarujá/SP), com quatro categorias em disputa: grommet (nascidos de 2002 em diante), iniciante (nascidos a partir de 2000), mirim e feminina (nascidos de 1998 para frente).

Entre os destaques, Lucas Machado, atual campeão estadual da categoria iniciante, que quer aproveitar a vantagem de competir no local onde treina habitualmente. “A expectativa é boa, porque a etapa será onde treino sempre, o meu quintal de casa. Indo bem, posso tentar nas outras duas etapas para brigar pelo título desse campeonato que é muito importante”, afirma o surfista de 14 anos.

Com o mesmo nome do nadador brasileiro que fez história em olimpíadas, Gustavo Borges foi o melhor gaúcho no Rip Curl Grom Search 2013 e agora quer melhorar seus resultados. “Com a primeira etapa sendo aqui no Rio Grande do Sul, certamente cria uma expectativa ainda maior. Estou treinando forte desde que voltei das férias e vou dar o meu melhor”, relata o atleta de 13 anos, inscrito na iniciante e na mirim.

No ano passado, o surfista de Torres ficou na 13ª posição no ranking final da iniciante e em 28º na mirim. Já no gaúcho foi vice-campeão e quarto colocado, respectivamente. “Meu objetivo é representar bem o meu estado e estar entre os melhores, disputando os títulos. Claro que em casa as chances sempre são maiores, pois é um pico que já estou bastante acostumado, mas a pressão, com certeza, também é muito maior”, destaca.

Outros dois campeões gaúchos também estarão na briga. Luy Arman é o atual campeão mirim e júnior e Kaique Garcia é o dono do título grommet. A lista de gaúchos conta ainda com Miguel Couto, Yasmin Dias, Maria Clara e Manu Ronnau. Yasmin, além de disputar a feminina, está inscrita na grommet.
As inscrições para a etapa seguem abertas até quinta-feira, às 19 horas. A taxa é de R$ 60,00, em depósito bancário, mais um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), entregue no dia do evento e que será doado a uma instituição beneficente local. Para saber mais sobre como se inscrever (51) 9968.5817, com Jéferson Rabassa, o Pica Pau, ou pelo e-mail lab.rs2@daruma.com.br.

Tradicional Circuito revelador de talentos, o Rip Curl Grom Search tem como destaque as vagas à final internacional do evento, em abril de 2015, na Austrália, aos campeões da mirim e da feminina. Os dois atletas representarão o Brasil no evento, realizado durante o Rip Curl Pro, em Bells Beach, etapa do Circuito Mundial Profissional.

Cada um ganhará passagem aérea para Melbourne/Austrália, bolsa de estudos de inglês intensivo, com duração de um mês (carga horária de 25 horas semanais em escola a ser definida em Sidney), incluindo pensão completa em casa de família. Para mais informações sobre o Circuito, no site www.ripcurl.com.br ou pelo telefone (13) 2101.0524, com Vitor Nastari.

Comentários

Comentários