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Telefonia fixa: Procon esclarece conversão Pulso para minuto

A coordenadora executiva do Procon RS, Adriana Fagundes Burger, divulgou nesta quinta-feira (13) orientações aos usuários de serviços de telefonia fixa. É a segunda campanha que o Procon/RS promove desde a implementação do sistema pulso-minuto da telefonia, em junho de 2007. A primeira foi realizada em 23 de maio, com o objetivo de antecipar as informações aos consumidores e proporcionar maior segurança nas migrações e escolha dos planos.

Adriana explicou que o foco da mobilização é esclarecer os consumidores quanto aos direitos no detalhamento da conta, comparativo entre os planos Básico e Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO) e a livre e gratuita mudança entre eles. A coordenadora salientou que a maior demanda no Procon, no quesito telefonia, reside na falta de informações adequadas. As dúvidas têm sido sanadas no atendimento imediato, ou seja, na mediação entre Procon e fornecedor. Por esse motivo, acrescentou, não houve aumento significativo com relação as reclamações .

Participaram da reunião a coordenadora da Ouvidoria da Brasil Telecom, Rosana Soveral, e consultor de Marketing (Brasiltelecom), Luiz Alves Faller, representantes da concessionária do serviço de telefonia fixa no RS.

ORIENTAÇÕES SOBRE PULSO/MINUTO NA TELEFONIA FIXA

*A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) determinou que as concessionárias ofereçam dois planos obrigatórios de tarifação em minutos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO)

* As novas regras valem somente para as Empresas Concessionárias do Serviço de Telefonia Fixa : Brasil Telecom, Telemar, CTBC, Sercomtel e Telesp.

* No plano básico, a franquia é de 200minutos

* No plano alternativo, a franquia é de 400 minutos

* Caso o consumidor não tenha feito escolha do plano, ele é enquadrado no Plano Básico

* O consumidor poderá solicitar, em QUALQUER MOMENTO, a mudança de um plano para outro, sem o pagamento de TAXAS

* A liberdade de escolha do consumidor poderá ser exercida quantas vezes quiser e não será cobrado por tal fato

* Para receber a conta detalhada, o consumidor deverá entrar em contato com a opedora e solicitar o serviço

* O detalhamento das ligações locais é gratuito

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