Tem início campanha de vacinação contra febre aftosa
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa ocorre em maio em todo o Rio Grande do Sul. A expectativa é atingir mais de 90% do rebanho. Neste ano, a imunização volta a acontecer em duas etapas – maio e novembro (reforço para animais de até 24 meses), após ter três fases em 2009 para adequar seu calendário ao dos demais estados brasileiros que também vacinam o gado contra a doença.
A grande novidade deste ano é que o produtor que necessita comprar a vacina, e desde que esteja em dia com as obrigações sanitárias, não precisa mais comparecer duas vezes na Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de sua região, como ocorria anteriormente. “O pecuarista era obrigado a comparecer na IVZ primeiro para retirar a autorização de compra e, depois, para confirmar a vacinação. A partir de agora, ele vai direto à casa agropecuária para efetuar a compra, vacina seu rebanho e somente após se dirige à Inspetoria para apresentar a nota fiscal e homologar a aplicação da vacina”, salienta o chefe da Defesa Sanitária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Nilton Rossato.
Para aqueles produtores rurais enquadrados no Pronaf, com até 50 cabeças, o governo do Estado distribui as vacinas gratuitamente. Essas doses estarão disponíveis nas IVZs a partir do dia 10.
Devem estar atentos os produtores que não estão em dia com as obrigações sanitárias, pois deverão ir duas vezes à IVZ, assim como os que não cumprirem o calendário vacinal no prazo determinado.
Essa etapa da campanha se encerra no dia 31 de maio. A segunda e última fase será em novembro e se dirige aos animais jovens de até 24 meses.