Temperatura elevada é fator de risco para a dengue
A Vigilância Ambiental em Saúde de Torres alerta a população para o risco de dengue no mês de julho, pois as temperaturas vêm se mantendo elevadas, possibilitando a proliferação do mosquito causador da doença. “É muito importante que cada cidadão cuide do seu espaço, eliminando de forma correta materiais sem uso e recipientes com água parada, a fim de que possamos continuar livres de focos do mosquito da dengue e, assim, atraentes para o turismo na mais bela praia gaúcha”, destaca a coordenadora desse serviço da Secretaria da Saúde, Carmem Regina Vieira.
A equipe de Agentes de Controle de Endemias está sempre na rua, percorrendo os bairros da cidade em visitas domiciliares de levantamento de índice e fazendo a inspeção semanal de armadilhas monitoradas pela Vigilância Ambiental. Também faz o controle de pontos estratégicos do município e a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, além de realizar constantes atividades educativas junto à comunidade.
Segundo Carmem, o alerta é importante, a fim de que os moradores possam eliminar os depósitos de água parada em suas residências, como bacias, vasos, lajes, calhas obstruídas e garrafas retornáveis. Essas medidas são fundamentais para evitar que o mosquito se reproduza e transmita a doença. A coordenadora destaca que “ainda temos muitas dificuldades com alguns moradores que possuem caixas d'água abertas, o que representa grave risco para toda a comunidade”. As caixas d'água, um dos principais criadouros do mosquito, devem ser regularmente limpas e mantidas tampadas. Também vale lembrar que os pneus devem ser mantidos secos e em área coberta.