Tempestades no RS
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta neste sábado (4) para a chegada de uma frente fria que deve provocar tempestades severas no Estado entre domingo (5) e segunda-feira (6).
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil...
Seguir no Google
A previsão aponta para chuva intensa, queda de granizo, descargas elétricas e ventos que podem ultrapassar os 100 km/h, especialmente nas regiões Oeste, Campanha e Sul.
Segundo o aviso meteorológico, os acumulados de chuva podem variar entre 30 mm e 80 mm por dia, com risco de alagamentos e transbordamentos de arroios.
Nas cidades sob maior risco, o nível de atenção e alerta foi elevado.
Domingo marcado por temporais e risco de granizo
Durante a manhã de domingo (5), algumas tempestades isoladas já podem atingir a região Sul, com rajadas de vento de até 90 km/h.
A partir da tarde e noite, os temporais se intensificam e avançam para o Centro, Noroeste e Missões, acompanhados de chuvas volumosas, trovoadas e risco de granizo grande.
Imagens divulgadas pela Defesa Civil mostram o mapa do Estado com áreas em alerta laranja e amarelo, que indicam risco elevado de temporais.
Segunda-feira terá chuva intensa e ventos fortes
Na segunda-feira (6), o sistema avança para outras regiões do Estado, provocando chuva forte, raios e eventual queda de granizo.
As rajadas de vento podem superar os 80 km/h, com acumulados que variam entre 30 mm e 70 mm por dia, podendo chegar a 90 mm em pontos do Centro e Missões.
A tendência é que, no período da tarde, o tempo comece a se estabilizar na Campanha, Sul, Oeste e Litoral Sul, devido à entrada de um sistema de alta pressão.
Terça-feira traz alívio, mas com frio e mar agitado
Na terça-feira (7), ainda deve chover de forma fraca no Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte, mas a condição melhora gradualmente ao longo do dia.
O avanço do sistema de alta pressão deve garantir o retorno do tempo firme em todas as regiões, acompanhado por queda de temperatura.
Na faixa litorânea, o mar ficará agitado, exigindo atenção redobrada de pescadores e navegadores.
Acumulados preocupam para risco de alagamentos
No total, são esperados acumulados que podem chegar a 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. Já no restante do Estado, os volumes previstos ficam entre 10 mm e 50 mm.
Apesar da condição hidrológica atual estar dentro da normalidade na maioria das bacias, a Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos em áreas urbanas e elevação de arroios e pequenos rios, que podem atingir níveis de atenção e alerta.
Defesa Civil recomenda cuidados
Diante do cenário, as autoridades reforçam medidas de segurança:
-
Evitar áreas alagadas e cruzar ruas inundadas;
-
Desligar aparelhos eletrônicos durante tempestades;
-
Buscar abrigo seguro em caso de rajadas fortes;
-
Não se abrigar sob árvores nem em estruturas metálicas.
A população deve acompanhar os avisos oficiais da Defesa Civil e estar atenta às mudanças climáticas rápidas que costumam acompanhar frentes frias desta intensidade.























