Geral

Temporada de verão favorece venda de milho no Litoral Norte

A temporada de verão e a ida dos veranistas para as praias gaúchas representam uma boa oportunidade de comercialização para os produtores de milho de Maquiné. O milho plantado no município é o que abastece feiras, fruteiras e quiosques das praias do Litoral Norte do Estado.

São cultivados no município, aproximadamente, 1,1 mil hectares de milho. Desta área, 800 hectares são voltados para a produção de grãos destinados ao consumo animal em propriedades rurais e o restante é comercializado na Central de Abastecimento de Porto Alegre (Ceasa). Os outros 300 hectares são destinados para a colheita de milho verde, que é comercializado nos pontos de venda do litoral.

De acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar em Maquiné, José Nilton Munari, para as lavouras destinadas à produção de grãos, estima-se uma produtividade de cerca de cem sacos por hectare. Até o momento, 60% da área semeada encontram-se em estágio de enchimento de grãos. Com relação ao milho verde, a produção na safra deste ano gira em torno de 25 mil espigas por hectare. No entanto, somente 20% da safra foram vendidos pelos produtores para o comércio, com a espiga cotada a R$ 0,20.

Segundo a nutricionista da Emater/RS-Ascar em Caraá, Claudiane Luz, o milho verde é um alimento rico em fibras que, ao ser consumido, aumenta a saciedade e auxilia no trânsito intestinal. Em suas propriedades nutricionais, destacam-se as vitaminas C, do Complexo B e Betacaroteno. Para o melhor aproveitamento de suas propriedades, recomenda-se o seu consumo da forma mais natural possível.

Comentários

Comentários