Temporal interrompe Fenacan, danifica estruturas e leva público a ginásio em Santo Antônio da Patrulha
Um forte temporal atingiu Santo Antônio da Patrulha na noite de quinta-feira (6), interrompeu a programação da 39ª Fenacan (Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Melado e Derivados) e levou o público para o Ginásio Municipal Caetano Tedesco por segurança.
A tempestade também provocou quedas de energia, danos em pontos comerciais instalados no parque de eventos e deixou destelhamentos em diferentes áreas do município.
A programação da manhã desta sexta-feira (7) foi cancelada para que as equipes possam avaliar e reorganizar o espaço.
A suspensão ocorreu depois da apresentação do humorista Cris Pereira.
Minutos após o encerramento do show, a ventania ganhou força e levou a organização a interromper as atividades. Com a intensificação das condições adversas, o público foi orientado a deixar a área do evento e buscar abrigo no ginásio.
Por que a Fenacan foi interrompida?
A decisão foi tomada por segurança diante do aumento da intensidade do vento e da chuva. A área onde ocorre a Fenacan possui estruturas temporárias, estandes e pontos comerciais, que ficam mais vulneráveis durante episódios de vento forte.
Além do risco relacionado à estrutura da festa, houve queda de energia no parque.
Segundo o prefeito Rodrigo Massulo, a previsão meteorológica indicava vento forte para a madrugada, mas a intensificação ocorreu antes do horário inicialmente esperado.
“A previsão indicava muito vento para a madrugada, não para o horário que aconteceu. Trouxemos todos para dentro do ginásio e, à medida em que o tempo foi acalmando, todos foram evacuados pela segurança [da festa], pelos bombeiros e pela Defesa Civil”, informou Massulo.
Como foi a retirada do público?
Com a piora das condições meteorológicas, o público que estava no parque foi direcionado ao Ginásio Municipal Caetano Tedesco, onde permaneceu enquanto a tempestade avançava sobre a cidade.
A retirada contou com atuação da segurança da festa, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Depois que as condições começaram a melhorar, a evacuação do ginásio foi realizada de forma organizada.
Qual foi a força do vento em Santo Antônio da Patrulha?
Santo Antônio da Patrulha esteve entre os municípios do Litoral Norte atingidos com maior intensidade pelo temporal.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicaram rajadas de vento de 94,1 km/h no município durante a passagem da tempestade.
Além dos problemas registrados na Fenacan, houve destelhamentos em diferentes pontos da cidade. Também foram registradas ocorrências de granizo em localidades do município.

















