RS terá mais dias de temporais e granizo; veja onde o risco é maior

Vai ter mais temporal? RS segue com risco de granizo e chuva forte O tempo segue instável no Rio Grande do Sul neste fim de semana e a previsão indica…
Frente fria
Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

Vai ter mais temporal? RS segue com risco de granizo e chuva forte

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul neste fim de semana e a previsão indica risco de tempestades, granizo e chuva forte até segunda-feira (31). A instabilidade também atinge Santa Catarina e o Paraná, em um cenário que pode trazer condições severas para diferentes áreas da Região Sul.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o norte do Rio Grande do Sul está entre as áreas com possibilidade de granizo neste sábado (29). Há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no centro-norte do Estado.

Sábado terá risco de granizo no Norte do RS

Neste sábado, a possibilidade de granizo se concentra entre o sul do Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.

No Estado, o centro-norte deve ter pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. Já no centro-sul gaúcho, a previsão indica muitas nuvens, mas sem chuva em boa parte da área.

O cenário é de atenção especialmente nas áreas do Norte, onde a combinação de chuva e temporais pode provocar granizo e rajadas de vento fortes.

Domingo: instabilidade avança pelo Norte e Nordeste do RS

No domingo (30), o risco de granizo permanece entre o oeste e sul do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Nessas áreas, além do Litoral e de outras regiões do Estado, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas isoladas.

No sul do Rio Grande do Sul, o tempo terá muitas nuvens e há possibilidade de chuva isolada. Na fronteira com o Uruguai, a previsão não indica chuva.

Segunda-feira terá nova rodada de temporais

Na segunda-feira (31), a instabilidade ganha abrangência. A previsão indica chuva com trovoadas desde o centro-sul e oeste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, a previsão aponta céu encoberto e possibilidade de temporais no centro-norte, incluindo Porto Alegre.

Ou seja: para quem está no Estado, a mudança do tempo não deve se limitar a um episódio isolado no sábado. A instabilidade permanece ao longo do fim de semana e pode continuar na segunda-feira.

Alerta laranja atinge parte do RS

O Inmet mantém aviso laranja de perigo para tempestades neste sábado em áreas do norte do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina e do extremo sul do Paraná.

No domingo e na segunda-feira, a área do aviso laranja inclui o norte do Rio Grande do Sul, todo o território de Santa Catarina e partes do Paraná.

Também há aviso amarelo de perigo potencial para tempestades abrangendo áreas do Paraná, centro-norte gaúcho e Santa Catarina entre sábado e segunda-feira.

Defesa Civil prevê chuva intensa e vento acima de 90 km/h

A previsão do Inmet ocorre em um momento de forte instabilidade no Estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia alertado para a possibilidade de chuva intensa e volumosa, granizo e rajadas de vento que podem superar 90 km/h pontualmente na metade Norte.

Para sábado e domingo, o órgão indica possibilidade de acumulados de até 100 mm em seis horas e 150 mm em 24 horas, especialmente em áreas dos Vales, Serra e Nordeste.

O cenário exige atenção porque chuva volumosa em curto período pode provocar alagamentos, enxurradas e elevação rápida de arroios e rios, enquanto as rajadas e o granizo podem causar danos em telhados, árvores e estruturas.

Como fica o tempo no Litoral Norte

Para quem está no Litoral Norte, a atenção maior deve estar voltada às condições de instabilidade que podem atingir a região ao longo do fim de semana, especialmente em áreas próximas do Norte e Nordeste do Estado.

A previsão regional do Inmet indica pancadas de chuva e trovoadas em partes do leste gaúcho no domingo e continuidade da instabilidade na segunda-feira.

Isso significa que moradores e turistas devem estar atentos a mudanças rápidas nas condições do tempo, principalmente durante a ocorrência de trovoadas.

Porto Alegre também entra no cenário de temporais

A capital gaúcha aparece diretamente na previsão para segunda-feira. O Inmet indica céu encoberto com temporais no centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

A previsão reforça a necessidade de acompanhamento dos avisos meteorológicos, principalmente porque a instabilidade deve permanecer por vários dias consecutivos.

Frio em Porto Alegre contrasta com calor de 35°C em Curitiba

Além das tempestades, outro destaque da previsão é o forte contraste de temperatura dentro da Região Sul.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima não deve passar de 18°C no sábado e no domingo, chegando a 19°C na segunda-feira. A mínima prevista para domingo é de 13°C.

Em Florianópolis, as máximas ficam em torno de 20°C durante o período.

Já Curitiba terá uma condição completamente diferente: a máxima pode chegar a 35°C na segunda-feira.

O contraste mostra como diferentes massas de ar e áreas de instabilidade podem produzir condições meteorológicas bastante distintas dentro da mesma região.

Previsão dos próximos dias

  • Sábado (29): risco de granizo no norte do RS e pancadas com trovoadas no centro-norte do Estado.
  • Domingo (30): possibilidade de granizo no norte e noroeste gaúcho, além de pancadas de chuva e trovoadas em outras áreas.
  • Segunda-feira (31): chuva com trovoadas desde o oeste e centro-sul do Paraná até o sul do RS, com possibilidade de temporais no centro-norte gaúcho e em Porto Alegre.

Os avisos meteorológicos são previsões e podem sofrer alterações conforme a evolução dos sistemas atmosféricos.

A Defesa Civil recomenda acompanhar as atualizações oficiais e, em caso de emergência, acionar a Brigada Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

O Litoralmania acompanha a evolução do tempo no Rio Grande do Sul e atualizará as informações conforme novos alertas forem divulgados.

Receba as principais notícias no seu celular

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Publicidade

Notícias relacionadas

Frente fria