Tenha atenção com os alimentos nas festas de final de ano
A primavera e o verão são as estações do ano onde ocorre maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). Assim, a falta desses cuidados, podem causar de surtos gastrointestinais, caso não sejam tomadas medidas preventivas por quem manipula os alimentos.
A salmonela tem sido a bactéria patogênica que ocorre com maior frequência em alimentos que contem carnes de aves, suína bovina e em preparados com ovos crus como nas maioneses. Alimentos contaminados por salmonelas podem causar infecções que podem causar sintomas como diarreia, vômitos, febre alta e dor de cabeça. Essas infecções podem ser evitadas se o alimento for cozido completamente para ser consumido. Por isso, as maioneses não devem ser preparadas com ovos crus e sim com gemas cozidas.
O Stafilococcus aureus, bactéria presente em ferimentos de mãos e nas unhas, pode contaminar o alimento se não tiver cuidados higiênicos adequados. Os sintomas de quem consome alimentos contaminados por este tipo de bactéria são vômitos, dor de cabeça e diarreia de menor intensidade. Por não ser infecção, não ocorre febre.
As causas mais frequentes de alimentos contaminados por salmonela e Stafilococcus áureos são:
– Uso de produtos de origem animal (carne, embutidos, peixe, aves, leite, queijo, ovos) sem inspeção sanitária e provenientes de estabelecimentos não licenciados pelos órgãos de agricultura, (não possuem indicados em rotulagem nº SIF, CISPOA, SIM) sendo, portanto considerados clandestinos e com possibilidades de estarem contaminados.
– Alimento exposto em temperatura ambiente por tempo maior que duas horas. (porque as bactérias se multiplicam rapidamente nessa faixa).
– Armazenamento inadequado de alimentos seja refrigerado ou aquecido, pois abaixo de 4º C as bactérias não se multiplicam e acima de 60º, são eliminadas.