Vida & Saúde

Terapias holísticas poderão ser oferecidas gratuitamente à população

As unidades de saúde e hospitais mantidos pelo poder público no Rio Grande do Sul poderão oferecer atendimento terapêutico gratuito à população. É o que prevê o Projeto de Lei nº 144/2009, que cria o Programa Terapia Holística no estado e que foi reapresentado pelo deputado Giovani Cherini (PDT). Um projeto semelhante já havia sido apresentado pelo parlamentar em 2006, mas em março de 2009, durante o 4º Encontro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, os profissionais da área sugeriram a inclusão de novos itens, o que gerou o novo texto.

Cherini destaca que o objetivo é promover a saúde e prevenir doenças por meio de terapias naturais, como acupuntura, cromoterapia, aromaterapia e hipnose. “A nossa iniciativa está voltada à promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida do cidadão gaúcho”, explica. No estado do Rio de Janeiro, a Lei nº 5.471/2009 já prevê o atendimento por meio de terapias holísticas.

O deputado destaca que esses tratamentos são utilizadas por um número cada vez maior de pessoas em vários países do mundo, no Brasil e também no estado, na busca da prevenção e solução para seus problemas de saúde. “Como os pacientes tratados muitas vezes não obtêm êxito nos tratamentos convencionais, as modalidades de cura trazidas no projeto são uma alternativa para o bem-estar e uma vida saudável”, justifica.

Atendimento
Os atendimentos previstos no projeto são os de acupuntura, homeopatia, shiatsu, terapia floral, reflexologia, reiki, fitoterapia, musicoterapia, massoterapia, ayurvédica, hidroterapia, cromoterapia, aromaterapia, geoterapia, quiropraxia, iridologia, hipnose, medicina ortomolecular e ginástica terapêutica.

Para desenvolver as atividades, os profissionais devem estar devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal.

Em caso de aprovação, os tratamentos deverão ser disponibilizados junto às unidades de saúde e hospitais mantidos pelo Poder Público, a ele vinculados ou conveniados, bem como às entidades credenciadas pelos órgãos competentes.

Além do atendimento terapêutico, a população será informada dos benefícios das terapias naturais.

Comentários

Comentários