Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes. © Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou nesta quarta-feira (11) que enfrenta um surto de covid-19 entre os funcionários. Oito colaboradores da área administrativa da casa de saúde foram diagnosticados com a doença.

O alerta para o possível surto foi aceso na segunda-feira (9), quando foi observado uma maior procura pelos serviços de medicina ocupacional.

No momento, não foi identificado surto em áreas que cuidam de pacientes ou em qualquer outra parte do Clínicas.

É o terceiro hospital da capital com registro de surto nos últimos dias.

Na sexta-feira (06), o Hospital Vila Nova, localizado na zona Sul de Porto Alegre, também confirmou que a Unidade Clínica 1 da instituição enfrenta um surto de casos de covid.

O primeiro caso havia ocorrido no Hospital Conceição.

No total, nesta casa de saúde são quatro óbitos até momento.

O número de contaminados também aumentou: foram 73 registrados até as 11h desta quarta-feira (11).

Segundo o boletim divulgado pela casa de saúde, agora, são 54 pacientes positivos para a covid-19, com 12 áreas da instituição afetadas. Desse total, 31 estão em leitos de enfermaria, nove em unidade de terapia intensiva (UTI) e 10 tiveram alta.

A última morte, conforme o Conceição, foi de uma mulher, de 81 anos, que baixou na instituição no dia 21 de julho.

Ela tinha sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC) e pneumonia.

A preocupação com a possibilidade de ação da variante delta, já que os surtos apresenta características de transmissibilidade rápida.

Comentários

Comentários