Educação

Termina nesta sexta o prazo judicial para Ulbra pagar professores

Termina nesta sexta-feira o prazo judicial para a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) pagar os professores da instituição. Segundo o sindicato da categoria, 1.900 docentes não receberam os vencimentos relativos ao mês de setembro. Além disso, nenhum dos mais de dois mil professores recebeu a primeira parcela do 13º salário que deveria ser paga em agosto.

A Ulbra também deve R$ 2 bilhões ao governo federal, mas uma ação judicial questiona o débito. Enquanto o tema não tem um julgamento final, a Justiça determinou que a Universidade deposite em juízo, todos os meses, 5% do faturamento da universidade.

Porém, segundo o juiz Guilherme Pinho Machado, há três meses o depósito não ocorre. No mês passado, a Universidade perdeu o certificado de filantropia, que garantia a isenção de uma série de impostos a instituição.

A Justiça Federal determinou a prisão do reitor da Ulbra, Ruben Becker, mas ele conseguiu um habeas corpus preventivo no Tribunal Regional Federal. O caso deve ser julgado até o fim do ano.

Comentários

Comentários