Vida & Saúde

Torres adere ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Torres é o único município da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde que aderiu até agora ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. Seguindo as diretrizes do programa, a Secretaria Municipal de Saúde implantou um serviço especializado de ajuda a quem quiser largar o cigarro. Foi formado um grupo que se reúne uma vez por semana para participar de dinâmicas com profissionais da saúde.

O tratamento ainda inclui atividade física, tendo sido escolhida a caminhada orientada por um educador físico. O encontro do grupo ocorre nas terças-feiras a partir das 9h30 e as caminhadas nas terças e sextas com saída às 8 horas do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS Renascer.

Através do programa também é realizado atendimento especial aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que querem se livrar do fumo. Nos encontros, os fumantes descobrem os motivos de seu comportamento e o tratamento é associado ou não ao uso de medicamentos e adesivos, conforme necessidade de cada usuário. O tratamento é gratuito. Os interessados devem procurar o CAPS Renascer, localizado na rua Leonardo Truda, 523, próximo a Secretaria de Saúde.

O tabagismo é a maior causa de morte evitável. Quem fuma tem dez vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão, cinco vezes mais chances de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes mais chances de ter um derrame cerebral. Segundo estatísticas, existem hoje 1,2 bilhão de fumantes e 4 milhões de mortes anuais no mundo devido ao tabagismo.

Mas não é fácil parar de fumar: entre os que buscam essa meta, apenas 3% conseguem abandonar o vício sem recursos, ou seja, sozinhos. A coordenadora do CAPS Renascer, Karin Hamerski Madeira, destaca que para se livrar do fumo, não basta força de vontade, é preciso encará-lo como uma doença.

Comentários

Comentários