Esportes

Torres apresenta etapa do campeonato brasileiro de surfe neste feriadão

A Prefeitura Municipal de Torres confirma, para este feriadão de Páscoa, a realização do Rio Grande do Sul PRO, campeonato de surfe válido pelo Brasil Tour 2008, a divisão de acesso do surfe nacional. As disputas iniciam às 9h desta sexta-feira (21) e vão até domingo, na Praia dos Molhes.

A competição distribuirá 30 mil reais em dinheiro e mais 750 pontos no ranking que define as vagas para o SuperSurf 2009, o que justifica a participação em massa dos principais atletas do Brasil.

O Rio Grande do Sul PRO também contará como terceira etapa do Circuito Gaúcho Profissional de Surfe, distribuindo 2.500 pontos no ranking gaúcho, que vem sendo liderado por Daison Pereira. Será uma oportunidade para Robson Gobbato, Felipe Kita Martins, Dênis Machado e Vinicius Fornari diminuírem sua diferença para o líder.

Desde a etapa do Super Surf 2003, realizada na Prainha, a cidade de Torres não recebia uma competição nacional deste porte. Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Roniel Lummertz, um dos principais apoiadores do surfe no município e no Estado, a competição terá um alto nível técnico. “Esperamos contar com os melhores surfistas do Brasil em nossas águas. E o campeonato não se resumirá apenas a isto, também teremos uma grande estrutura para atletas e uma série de ações e promoções de integração junto ao público. O evento tem tudo para ser um dos melhores já realizados no RS”, avalia.

Prêmio Corsan distribuirá pranchas para turma de alunos que juntar maior quantidade de lixo na beira da praia

Nos dias que antecedem o campeonato, surfistas de renome no país visitarão escolas de Torres para falar sobre preservação de mananciais de água doce, saneamento básico, esgoto domiciliar ligado na rede pública e sobre os tipos de ações que ajudam a preservar a natureza. A gurizada terá também a oportunidade de participar de uma sessão de autógrafos com alguns dos atletas que competem no Super Surf.

E a ação não acaba na escola! No inicio de cada dia de competição, será realizado um mutirão de limpeza da praia. A equipe de alunos que recolher o maior volume de lixo ganhará o Prêmio Corsan Te Liga na Natureza, levando para casa três pranchas, feitas com os blocos biodegradáveis da Darshan e laminadas pela Glass Brothers, além de kits do evento.

O Rio Grande do Sul Pro é apresentado pela Planeta Surf e Vibe Shoes; o patrocínio máster é da Prefeitura Municipal de Torres, Banrisul e Corsan; e o patrocínio da Fundação Conesul. A competição conta também com apoio da Associação de Surfistas de Torres (AST), Fundergs e Setur. A realização é da Espírito Radical e Federação Gaúcha de Surf.

Comentários

Comentários