A soltura de capivara em Torres, realizada nesta terça-feira (29), mobilizou efetivos da Patrulha Ambiental (Patram) do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, responsável por devolver ao seu habitat natural um exemplar da maior espécie de roedor do mundo.
O animal, que havia sido resgatado anteriormente em situação de risco, foi devolvido ao Rio Mampituba, local de origem onde foi encontrado debilitado.
Após o resgate inicial, a capivara foi encaminhada para o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar), referência em tratamento de fauna silvestre no litoral norte gaúcho.
Lá, passou por avaliação clínica, cuidados veterinários e reabilitação. Com a saúde restabelecida e em condições plenas de retornar à natureza, foi programada a operação de soltura monitorada.
A ação da Patram seguiu rigorosos protocolos ambientais, incluindo georreferenciamento do local da soltura, levantamento fotográfico para documentação e elaboração de boletim de atendimento, procedimento padrão que garante a rastreabilidade do processo e contribui para pesquisas e estatísticas sobre a fauna silvestre local.
Torres: capivara é solta
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça que ações como essa têm como objetivo promover a preservação da biodiversidade, a manutenção dos ecossistemas e o bem-estar dos animais silvestres, que muitas vezes são vítimas de atropelamentos, queimadas, urbanização desordenada ou captura ilegal.
Além da preservação, esse tipo de intervenção reforça o papel educativo da Brigada Militar em relação ao convívio harmônico entre seres humanos e espécies nativas, especialmente em áreas como o litoral norte do Rio Grande do Sul, onde os conflitos entre fauna e urbanização são crescentes.
A população pode contribuir com esse trabalho realizando denúncias de animais silvestres feridos ou em perigo pelo telefone 190 ou pelos canais oficiais da Brigada Militar e do Comando Ambiental.
A colaboração da sociedade é fundamental para que ações de resgate, tratamento e soltura de capivaras em Torres e em outros municípios continuem sendo realizadas com sucesso.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Comando Ambiental da Brigada Militar (@ambientalbmrs)