Geral

Torres conquista recurso para início do projeto de ampliação molhes

Intensificar os molhes do Rio Mampituba como um dos principais pontos turísticos dos Litorais Norte Gaúcho e Sul Catarinense começa a se tornar realidade. O anuncio foi feito na quarta-feira (31/08) pelo prefeito João Alberto Machado em coletiva de imprensa realizada na sala de Reuniões da Prefeitura de Torres.

O prefeito revelou a imprensa que enquanto em viagem a Brasília na semana passada, foi comunicado que Torres conquistou recursos financeiros na ordem de R$ 3 milhões. “O aporte será destinado para o inicio do projeto de engenharia/executivo que prevê o prolongamento dos molhes nos braços sul (SC) e norte (RS)”, informou. A destinação é via Ministério do Turismo por meio de emenda parlamentar do deputado federal Nelson Proença.

A proposta de ampliação dos molhes surgiu com base em um estudo técnico realizado pelo Departamento de Infraestrutura do Governo de Santa Catarina e foi abraçado pelo prefeito João Alberto tornando-se uma das bandeiras da Administração Municipal de Torres focadas no desenvolvimento do turismo e da economia de toda região. Tal estudo prevê o prolongamento do braço Sul em mais 213,21 metros, além da recuperação dos atuais 150,03 metros; e do braço Norte, em SC, em mais 168,81 metros, além da conservação dos atuais 111,91 metros.

Conforme o prefeito a ampliação dos molhes é focada no fortalecimento turístico. “O projeto contemplará nos dois braços dos molhes obras de infraestrutura de lazer e turística, com a ampliação das condições de navegação e o atraque de embarcações de maior porte no Rio Mampituba, melhores condições de pesca, assim como, criar uma identidade visual com novos equipamentos e atividades voltadas ao lazer, comércio e turismo, através de um novo parâmetro urbanístico de requalificação da orla”, explicou. Também estão previstos uma passarela principal com locais para atividades de pesca de lazer, possuindo bancadas e pias, bancos, lixeiras, ciclovia, etc. Estes novos espaços proporcionarão ainda locais adequados para caminhadas e momentos de contemplação da beleza a barra do Rio Mampituba.

A posterior viabilização da obra será realizada por meio da captação de recursos dos dois Municípios junto aos Governos do Estado de SC e RS e nos Ministérios da Integração Nacional (desassoreamento dos rios) e do Turismo (ampliação dos Molhes). Tornando-se realidade a ampliação dos molhes trará o desenvolvimento turísticos dos dois balneários, proporcionando inúmeros benefícios a Torres, Passo de Torres e toda região. “Novas empresas, novos condomínios, mais empregos, mais infraestrutura, enfim, será incontável o crescimento e a qualidade de vida que este projeto, ao se materializar, irá proporcionar a toda nossa comunidade”, ressalta o prefeito João Alberto Machado. Participaram da coletiva de imprensa os veículos de comunicação de Torres, o vice-prefeito Valmir Daitx Alexandre (Pardal), secretários municipais, vereador José Ivan Pereira e técnicos da Secretaria de Projetos e Obras Públicas.

Comentários

Comentários