Torres e Passo de Torres em parceria no combate à dengue
A prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira esteve reunida na tarde desta sexta-feira, 6 de fevereiro, com o prefeito do Passo de Torres, Juarez Godinho Scheffer, para a elaboração de uma ação conjunta visando a eliminação dos possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, nos dois municípios.
Ficou definido a realizarão da distribuição de panfletos informativos nos próximos dias na Ponte de Concreto, entrevistas em conjunto nas rádios das duas cidades e a continuidade de ações rotineiras no combate à dengue.
Participaram da reunião a secretária da Saúde, Karla Matos, o coordenador da Vigilância Ambiental, o biólogo Lasier França, o secretário da Saúde do Passo de Torres, Emerson Cardoso, o secretário da Administração e Finanças do Passo de Torres, Alexandre Angelo Felipe e o agente de saúde Cláudio Daitx.
Bairro Getúlio Vargas recebe Dia do Bota Fora
Na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, o bairro Getúlio Vargas contará com o Dia do Bota Fora. A ação visa o recolhimento de entulhos que acumulem água parada, com o objetivo de eliminar os possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Os moradores do bairro que precisem se desfazer de algum tipo de material, devem colocá-lo na calçada. A Prefeitura de Torres disponibilizará equipamentos e servidores para o recolhimento dos entulhos.
Além disto, será feita a visita nas residências para identificar possíveis focos e informar a população sobre as formas de prevenção. Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos casos são provenientes de residências, por isto é importante que os moradores autorizem a entrada dos agentes. A atividade terá como ponto de encontro a Escola Municipal Fundamental Alcino Pedro Rodrigues, às 7h30. Voluntários da comunidade também podem participar.
Para auxiliar, a Secretaria Estadual da Saúde enviará agentes de combate a endemias, que trabalharão no bairro Getúlio Vargas durante uma semana. Ao todo, o “Dia do Bota Fora” abrangerá uma área de 74 quarteirões, atingindo 2.483 imóveis e 183 terrenos baldios. Nesta sexta-feira, a Vigilância Ambiental informou que mais 17 focos do mosquito foram encontrados naquela região, totalizando 39. No centro e na Vila São João também foram diagnosticados dois focos em cada local.
O trabalho de informar e prevenir ganhou um forte aliado com a capacitação das agentes comunitárias do município. Além disto, as servidores realizaram a distribuição de panfletos nas residências e ressaltaram a importância da entrada dos agentes nas casas para a busca de focos do Aedes aegypti.