Torres: funcionários do Hospital visitam a ReciVida
Para refletir sobre a Campanha da Fraternidade que este ano tem como lema “Escolhe, pois, a Vida!”, a direção do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres optou por um ato concreto para motivar a reflexão e conscientizar os seus funcionários sobre a importância de agir em defesa da vida. Na terça-feira (18), os 220 colaboradores foram convidados a visitar a Central de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos de Torres, a ReciVida. Lá eles conheceram o trabalho da Associação dos Recicladores e Reaproveito de Materiais do Município de Torres (Arema), que tira do lixo o sustento de 25 famílias.
A irmã Teresa Giacomin, presidenta do Hospital de Torres, falou aos funcionários que a instituição é católica e tem por missão defender a vida. “Cuidamos da vida das pessoas do nascer ao morrer” destacou. Segundo ela, a vida está cada vez mais ameaçada, e uma das ameaças ao planeta e, conseqüentemente à vida, é o lixo. Irmã Teresa lembrou que o hospital produz muito lixo, que já é separado dentro da instituição e depois doado, gerando renda para pessoas necessitadas. No entanto, reforçou a importância de cada um fazer a correta separação e de levar esse ato também para as suas casas.
Para motivar ainda mais os funcionários a realizarem a separação do lixo, o Hospital inaugurou na terça-feira, no retorno da visita à ReciVida, a Sala da Separação de Resíduos. No local, os colaboradores também poderão colocar o lixo seco e limpo trazido de casa, como papel, vidro, lâminas de raio x, lâmpadas, latinhas, entre outros. O Hospital já realiza diversas ações de responsabilidade ambiental, sendo avaliado pelo Instituto Ethos e recebendo boa pontuação. Entre as atividades estão a separação dos resíduos, realizada há 5 anos; a coleta das lâmpadas, que são destinadas à Loja Herval para o destino adequado; o uso de papel reciclado; a coleta de pilhas e baterias e das lâminas de raio x; o lançamento do projeto Nascer e Crescer na Onda do Meio Ambiente, onde cada criança nascida recebe uma muda de árvore; e a implantação da estação de tratamento de esgoto. A água tratada dessa estação será aproveitada para a descarga dos banheiros, para lavar calçadas e regar as plantas.
Centro de triagem gera renda para 25 famílias
Na ReciVida, os colaboradores do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes foram recepcionados pelo secretário do Meio Ambiente de Torres, Aristeu Moreira, e pela presidenta da Associação dos Recicladores (Arema), Carmem Parecida Vargas. Conforme Carmem, mensalmente, a Arema comercializa 20 toneladas de plástico, 20 toneladas de papelão, papel branco, jornal e papel misto, 8 toneladas de vidro, 5 toneladas de latas de aço e 100 quilos de latinhas de alumínio. Do valor arrecadado, 10% é destinado para as despesas da Associação e o restante é dividido entre os 25 sócios. Atualmente, cada associado recebe de R$ 350,00 a R$ 400,00 por mês.
Já o secretário Aristeu Moreira esclareceu que a área, de 11 hectares, é da Prefeitura, que também construiu no local um refeitório e vestiários masculino e feminino para uso dos associados da Arema. Segundo o secretário, Torres gera de março a novembro cerca de 20 a 25 toneladas de lixo por dia e durante o Veraneio de 60 a 80 ton/dia. “A separação feita pela associação, além do caráter econômico, tem um valor ecológico muito grande, pois o resíduo que vai para a reciclagem deixa de poluir o meio ambiente e é menos matéria-prima que se busca na natureza para fabricar outro produto”, destacou o secretário. Os rejeitos não aproveitados pela Associação são encaminhados para um aterro sanitário em Içara (SC), que tem licença ambiental.
No final, Carmem lembrou aos visitantes que é muito importante fazer a separação do lixo em casa. “Cada saquinho que chega com o lixo seco e limpo separado do orgânico facilita em muito o nosso trabalho”, comentou. A visita dos funcionários do Hospital à ReciVida foi viabilizada através da Secretaria Municipal de Educação, que cedeu um ônibus do transporte escolar para levar os quatro grupos.