Vida & Saúde

Torres lança projeto visando qualidade de vida

A Secretaria de Saúde de Torres lançou na quarta-feira (30) o projeto Agita Saúde, que visa promover hábitos saudáveis entre os servidores da pasta para uma maior qualidade de vida. Para o lançamento, os servidores foram convidados a participar de uma palestra de conscientização sobre a importância da atividade física na prevenção e preservação da saúde, ministrada pelo coordenador do curso de Educação Física da Ulbra, professor Sadi Pipet de Oliveira Júnior. Na abertura da palestra, a secretária de Saúde, Simone Zucolotto, destacou que diversas atividades serão realizadas, como ginástica laboral e localizada, grupo de combate ao tabagismo, caminhadas orientadas, entre outras. “Precisamos preservar nossa saúde para estarmos bem para cuidar dos nossos pacientes”, destacou.

O programa Agita Saúde conta com a parceria do curso de Educação Física da Ulbra Torres. A ginástica laboral está sendo realizada diariamente, por 20 minutos, em horários diversos para atender o maior número de servidores do Centro de Saúde Américo Muniz dos Reis. A ginástica localiza ocorre nas terças e quintas-feiras após o expediente. Ambas são ministradas pelo estudante de Educação Física da Ulbra Torres, Dorivaldo Cezário Nazário. Nos demais postos de saúde serão realizadas caminhadas orientadas. Outras atividades também serão implantadas este ano.

O professor Sadi salientou que o exercício físico resulta na melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois é uma forma de controle das principais doenças modernas (hipocinéticas), geradas pela falta de movimento. Entre elas está a coronariopatia, hipertensão, diabetes e obesidade. “O exercício físico é fundamental para o controle dessas doenças e resulta na redução do uso de remédios”, comentou Sadi. Ele citou ainda que atividades simples, como as caminhadas, diminuem a depressão, preservam o sistema neuromuscular, aumentam a massa muscular e a densidade óssea, e ainda reduzem o estresse.

Ele ainda convidou a todos para participarem do Projeto Viva Torres, que realiza caminhadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h até no máximo ás 8h30, tendo como ponto de partida o gramado da Prainha. O percurso é bem variado, podendo ser em direção aos Molhes ou para o Parque da Guarita, pelo calçadão ou até mesmo pela areia. “É uma caminhada entre belezas naturais, enquanto que em outros locais as pessoas precisam caminhar entre carros”, comentou Sadi.

Comentários

Comentários