Vida & Saúde

Torres poderá ter Centro de Atendimento Psicossocial

O secretário de Saúde do Estado, Osmar Terra, anunciou que é intenção do Governo Estadual construir em Torres um Centro de Atendimento Psicossocial para usuários de álcool e drogas (Caps ad).

A confirmação foi feita na última semana durante o Encontro Estadual dos Municípios que aderiram ao Programa de Prevenção da Violência (PPV). O Caps ad é um serviço especializado em saúde mental, de âmbito regional, que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado.

É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à “internação psiquiátrica”, e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais da atenção básica para lidar com os dependentes. O serviço do Caps ad é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde.

Para isso o Estado liberará para o Município os recursos financeiros para a construção de um segundo pavimento na sede do Caps (atualmente em construção no antigo estádio do Torrense).

No entanto, para a implantação, a Secretaria Estadual da Saúde preconiza o comprometimento de todos os municípios para assumir a responsabilidade do custeio e da manutenção desse serviço. Além de Torres, serão contemplados pelo Caps ad os municípios de Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Itati, Mampituba, Três Cachoeiras e Arroio do Sal.

Comentários

Comentários