Vida & Saúde

Torres poderá ter mamógrafo através do projeto Cidade Amiga da Mulher

Torres aderiu ao projeto estadual Cidade Amiga da Mulher. A governadora Yeda Crusius e o prefeito de Torres, João Alberto Machado Cardoso, assinaram o ato de adesão ao projeto, durante a solenidade de ampliação das ações do Programa de Prevenção à Violência (PPV) no município. Também foi assinado o convênio para aquisição de um mamógrafo para o Hospital Beneficente Nossa Senhora dos Navegantes.

Com a iniciativa, as mulheres poderão realizar gratuitamente a mamografia, um exame que ajuda a detectar precocemente o câncer de mama, aumentando as chances de cura. Este tipo de exame médico é um dos métodos de diagnósticos mais importantes para a saúde feminina. O câncer de mama, com a detecção inicial do tumor, chega a ser curável em até 90% dos casos.  O vice-prefeito e secretário de Saúde, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), destacou a luta pela humanização da saúde. “O câncer é uma urgência em termos de diagnóstico precoce. A Administração Municipal busca, através da assinatura deste convênio, adquirir o mamógrafo e não precisar deslocar paciente a outros Municípios para realização deste tipo de exame”, ressalta Pardal.

O projeto Cidade Amiga da mulher visa melhorar a gestão das políticas públicas para a mulher, fortalecendo a parceria Estado-Município, através da execução compartilhada de atividades em benefícios das mulheres gaúchas. A Cidade Amiga da Mulher possui ações com diferentes enfoques como a certificação dos municípios com o Selo Cidade Amiga da Mulher, capacitações em geração de renda, irrigação, preservação ambiental, saúde das mulheres e acessibilidade universal da Lei Maria da Penha, entre outras.

Comentários

Comentários