De 15 de agosto a 15 de setembro, Torres será palco de uma intensa programação que visa a qualidade de vida dos torrenses e visitantes. Neste período acontecerá o 1º Festival de Saúde e Bem-Estar, com espetáculos culturais, palestras sobre saúde e bem-estar e atividades físicas e esportivas realizadas em harmonia com o meio ambiente. A realização é da Secretaria de Turismo de Torres, com o apoio de diversas entidades e da sociedade torrense.
Entre os atrativos estão os espetáculos humorísticos Ary Toledo A Todo Vapor (19/8); e Hoje Acordei Gorda (30 e 31/8); bem como o Recital MPB da soprano Cristina Sorrentino com o Coral Outono em Canto (23/8) e a apresentação da dupla Rafinha e Silfainer (22/8), que estará gravando seu DVD ao vivo. Mas também haverá programação holística, folclórica, dança e observação de baleias francas, bem como as caminhadas orientadas do Projeto Viva Torres, da Ulbra, passeios ciclísticos e outras ações que promovem a saúde e o bem-estar.
Segundo a secretária de Turismo, Dóra Laidens, a idéia do Festival surgiu de diálogos de um grupo que se reuniu para pensar a identidade cultural de Torres. Eles constataram que, além de ser atraente pelas suas belezas naturais, Torres já é conhecida e escolhida por muitos para viver, visitar ou veranear por sua qualidade de vida. Além disso, também é a praia mais segura do Rio Grande do Sul e tem muitos atrativos que propiciam hábitos saudáveis. Mas Torres tem características ambientais, ligadas a sua geografia, clima e geologia, que tornam o lugar extremamente saudável para se viver e conhecer. A cidade está situada numa posição geográfica onde o clima é um dos mais saudáveis do mundo. De acordo com pesquisadores, o ideal térmico para o organismo humano oscila entre 18ºC e 22ºC, ou seja, muito próximo das médias de temperaturas anuais para Torres.
Segundo o geólogo e mestre em Ecologia, José Alberto Chemin, professor da Ulbra Torres, a presença do oceano desempenha importante papel regulador da temperatura, diminuindo os contrastes térmicos durante o dia e a noite e durante as estações do ano. Este fator impede variações bruscas de temperatura, tornando o clima local mais ameno e saudável. E as brisas constantes renovam o ar, por isso, Torres tem a melhor qualidade do ar na região do litoral.
Outro fator importante é presença dos morros de basalto no entorno das praias de Torres bem como o granito no subsolo. Eles possuem importantes componentes minerais, que, segundo alguns moradores e visitantes de Torres, trazem vários benefícios à saúde, melhorando e até curando certas doenças. E é dentro desse contexto que Torres realiza o Festival de Saúde e Bem-Estar e convida a todos para participarem da programação, curtirem as belezas naturais, aproveitarem o agradável clima e ficarem de bem com a vida. A programação completa pode ser consultada no site www.torres.rs.gov.br.