Torres recebe 2ª etapa do programa Minha Casa Minha Vida
O objetivo é ampliar o acesso à moradia de interesse social no Município beneficiando as famílias com renda salarial inferior a três salários mínimos que se enquadram nas regras do cadastro municipal de habitação. Três indicadores motivaram a escolha do Município: taxa de crescimento acima da média, crescimento no último ano superior ao do último censo e possuir mais de 80% de taxa de urbanização.
O convênio prevê a construção de até 500 moradias com 39 metros quadrados de área. Para isso, a Prefeitura deverá realizar a doação de uma área ao Fundo Arrendamento Residencial (FAR) gerido pela Caixa Econômica Federal. De posse deste terreno, a Caixa realizará um chamamento público para buscar empresas que tenham interesse em construir as unidades habitacionais. As interessadas deverão apresentar os projetos e documentação técnica exigida pela CEF. Serão atribuídas pontuações para as empresas, e a melhor vencerá o processo. O município fará a seleção das famílias e encaminhará para a Caixa.
A área a ser doada será definida pela Prefeitura e depois encaminhado projeto para análise e aprovação da Câmara Municipal. “Poder possibilitar a concretização do sonho do imóvel próprio é um dos momentos mais emocionantes para um gestor público”, ressaltou o prefeito João Alberto. Ele destacou ainda que o Município conseguiu nos últimos anos entregar a população 107 casas populares.
A assinatura do convênio foi realizada pelo prefeito João Alberto Machado e pelos representantes da Caixa, Adilson Cristóvão (superintendente regional da Construção Civil), João Carlos Brustolin (gerente regional da Pessoa Jurídica Pública) e João Francisco Simioni (gerente geral da agência Torres). Também presentes o vice-prefeito Valmir Daitx Alexandre (Pardal), secretários Carlos Roberto Monteiro (Tubarão) e João Alexandre Negrini e o vereador José Ivan Pereira.