Torres recebe nova unidade de saúde - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Torres recebe nova unidade de saúde

A Secretaria de Saúde de Torres inaugurou na quinta-feira (03) a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro São Francisco. O objetivo da nova unidade é dar especial atenção à saúde das famílias dos bairros São Francisco e Guarita e região, beneficiando aproximadamente 3.300 pessoas. O novo prédio foi construído em área doada pela Associação dos Moradores do Bairro São Francisco.

Através do programa Saúde da Família, as famílias são visitadas regularmente pela equipe do posto, que detecta problemas e lhes dá encaminhamento, além de realizar ações de caráter preventivo. Assim, a grande maioria dos problemas de saúde são resolvidos nas próprias Unidades de Saúde da Família. Isso diminui sensivelmente a necessidade de ida ao hospital, reduzindo as filas e expandindo a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito em exercício Deomar Goulart, do prefeito licenciado João Alberto Machado Cardoso e do secretário da Saúde, Valmir Daitx Alexandre (Pardal). Também marcou presença o presidente da Câmara de Vereadores de Torres Carlos Monteiro (Tubarão) e o presidente da Associação dos Moradores do bairro, Valdemar Xavier, além de outras autoridades municipais.

O secretário da Saúde, Valmir Daitx, já com discurso de despedida, pois deixa o cargo na sexta (4/4) para concorrer a vereador, destacou que “este é um dia festivo, pois encerro minhas atividades com a inauguração de um posto modelo, que representa qualidade e dignidade para os usuários, o que sempre busquei nesse um ano e oito meses como titular da Secretaria de Saúde.” Já o prefeito em exercício, Dê Goulart ressaltou que “é muito gratificante poder entregar aos moradores dos bairros São Francisco, Porto Alegre, Praia da Cal e Guarita uma nova unidade de saúde”.

Ele acrescentou que “hoje temos saúde de qualidade e isso é possível graças ao trabalho feito pelo secretário Pardal.”
Já o prefeito licenciado disse que além da boa estrutura de saúde, o bairro São Francisco em breve também terá uma escola. “A secretária da Educação, Léa Gründler, assinou hoje (3/4) o processo licitatório para a construção do prédio da escola que terá dez salas de aula”, anunciou João Alberto.

A nova unidade aproximadamente 200 metros quadrados está localizada na rua Araribóia, ao lado do Salão Comunitário e da Igreja. Ela tem oito salas, sendo três para os consultórios de clínica geral, ginecologia e odontologia, e as demais para a farmácia, nebulização, curativos, imunização e administração. Também tem recepção e cozinha. A equipe dessa unidade é composta por um médico da família, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitárias, recepcionista, motorista e técnico em higienização. Duas vezes por semana a comunidade conta com pediatra e uma vez com psicólogo.

Comentários

Comentários