Torres: reivindicações da Famurs será apresentada em assembléia
O secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, recebeu em seu gabinete, representantes da Famurs para tratar de débitos do Estado com os municípios e de repasses de recursos para o transporte escolar, entre outras questões. Também estiveram presentes na reunião os secretários de Planejamento e Gestão, Ariosto Culau, de Educação, Mariza Abreu, e o secretário substituto da Fazenda, Ricardo Englert.
Após o encontro, o presidente da Famurs e prefeito de Saldanha Marinho, Glademir Aroldi, e o secretário Bernardi declararam estar otimistas quanto a uma proposta definitiva a ser anunciada pela governadora Yeda Crusius durante a Assembléia Anual de Prefeitos, nos próximos dias 26, 27 e 28, em Torres.
Bernardi destacou que essa foi a primeira rodada de um processo de negociações com a Famurs e que, apesar de haver uma distância muito grande entre o que os municípios reivindicam e o Estado dispõe, está confiante na compreensão dos prefeitos: “Vamos fazer o possível, em conjunto com a área financeira do governo, para dar uma resposta satisfatória, especialmente no que diz respeito ao transporte escolar”, disse. O secretário afirmou que o Estado está procurando indenizar o gasto dos municípios nessa área e que a redução de 28% para 25% na alíquota de ICMS de energia, combustíveis e telecomunicações, em 31 de dezembro último, trouxe perda de receita também para as prefeituras.
Para o presidente da Famurs, o encontro foi positivo: “O governo está compreendendo nossas reivindicações, pois aqui está o interesse da população do Rio Grande”. Aroldi também mostrou otimismo quanto à continuidade do comitê de articulação entre governo e municípios, para que haja diálogo permanente. “Os municípios também querem que a governadora encontre uma solução econômica para os problemas que o Estado atravessa. Estado forte é sinônimo de município forte, e quem sai ganhando com isso é a população gaúcha”, finalizou.