Geral

Torres se prepara para receber a Baleia Franca

Durante os dois últimos finais de semana de julho, os visitantes e moradores de Torres poderão conhecer um pouco mais sobre a história, a biologia e a importância da preservação das baleias francas. Neste período, em cima do Morro do Farol, será instalado um observatório de baleias francas, onde pesquisadores estarão recepcionando e instruindo os visitantes. A atração integra a programação especial de inverno “Torres: Cores e Sabores”.  

A equipe de pesquisadores será composta por alunos bolsistas do curso de biologia da Ulbra Torres, e coordenada pelo professor Walter Nisa-Castro-Neto e Rodrigo De Rose da Silva. Desde 2005, a Ulbra Torres mantém um convênio com o Projeto Baleia Franca, e através deste realiza atividades de pesquisa científica no município.

Também durante a segunda quinzena de julho, estarão acontecendo dois outros projetos ligados à baleia franca em Torres, coordenados pelo oceanógrafo Geraldo Medeiros Lima. Serão estes o passeio “Caminho das Baleias” e a palestra “Baleia Franca e Ecossistema Marinho”.

O passeio acontecerá nos sábados, dias 21 e 28 de julho, com saída da Prainha, às 9h e 30min. O grupo que topar a caminhada pela orla será guiado pelo oceanógrafo, que falará tanto das baleias francas no litoral gaúcho quanto das formações geológicas, da história, vida marinha e flora característica da cidade, especialmente dos Parques da Guarita e da Itapeva. Dando continuidade ao passeio, às 19h, no Hotel SESC Torres, Geraldo Lima ministrará palestra gratuita com o tema “Baleia Franca e Ecossistema Marinho”.

Comentários

Comentários