Geral

Torres terá agroindústria de ovos caipira

Um grupo de mulheres da comunidade de Rio Verde está se organizando para criação de uma agroindústria de ovos caipira. Trata-se de uma atividade promissora, pois o produto, antes mesmo de entrar no mercado já tem comprador certo. Os ovos serão destinados à alimentação escolar e serão comercializados diretamente entre os produtores e a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas Estaduais. A atividade é incentivada pela Secretaria Municipal de Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que tem orientado o grupo quanto à formalização da iniciativa.

Para isso, foram realizadas palestras sobre técnicas de criação de frango para postura, equipamentos necessários, custos, formas de preparo dos ovos para comercialização e certificações necessárias. Está é uma forma de desenvolvimento sustentável na qual a administração municipal ajuda os pequenos produtores a conquistarem sua representatividade no mercado. Para poder comercializar o produto, o grupo precisa se organizar e adquirir as certificações necessárias, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Criado para promover o desenvolvimento da área rural, o SIM possibilita a comercialização legal dos produtos rurais industrializados de forma artesanal em todo o município. O selo é uma das ferramentas fundamentais para o Programa de Agroindústrias que está sendo implantado em Torres numa parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura. O selo de produto inspecionado é a garantia do consumidor de que está comprando um produto produzido dentro de normas higiênico-sanitárias.

Comentários

Comentários