Torres terá Centro de Vigilância em Saúde
Torres inicia nesta semana as obras para o prédio do Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. O novo prédio será construído junto ao Posto de Saúde Américo Muniz dos Reis, no centro da cidade.
A licitação já havia sido encaminhada pelo ex-secretário Valmir Daitx Alexandre (Pardal). Segundo a nova secretária, Simone Zucolotto, “a obra é necessária para ampliar a capacidade de atendimento e a atuação na prevenção e controle de doenças transmissíveis”.
No município, a Vigilância Epidemiológica executa ações de controle, investigação e acompanhamento de doenças infecto-contagiosas como hepatite, tuberculose, AIDS, doenças sexualmente transmissíveis (DST's), meningites, raiva, dengue, leptospirose e outras. As novas instalações serão compostas por seis consultórios, dois banheiros e uma recepção. “É mais uma ação da Administração João Alberto para a qualificação dos serviços e a humanização do atendimento em saúde”, observa a secretária Simone.
Situação das doenças transmissíveis no Brasil
Doenças transmissíveis com tendência descendente: Difteria, Coqueluche, Tétano, Poliomielite, Sarampo, Rubéola, Raiva Humana, Doença de Chagas, Hanseníase, Febre Tifóide, Oncocercose, Filariose, Peste.
Doenças transmissíveis com quadro de persistência: Malária, Tuberculose, Meningites, Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Tegumentar Americana, Febre Amarela Silvestre, Hepatites, Esquistossomose, Leptospirose, Acidentes por animais peçonhentos, Tracoma.
Doenças transmissíveis emergentes e reemergentes: Aids, Cólera, Dengue, Hantaviroses, Febre Maculosa Brasileira.
Fonte: Ministério da Saúde