Geral

Torres vai realizar ação preventiva a enchentes

Em abril, o município de Torres vai receber uma ação preventiva a enchentes, principalmente na área urbana. A decisão foi tomada durante reunião realizada nesta quarta-feira, 19, na Prefeitura, entre a prefeita Nílvia Pinto Pereira, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Guido Bamberg, que veio à cidade em virtude da situação de emergência provocada pela chuva nos últimos dias.

“A situação é séria”, disse a prefeita ao receber o diretor da SOP. Inicialmente Nílvia fez um relato do evento, abordando também o fato ocorrido em 13 de fevereiro. Vários pontos da cidade foram citados, tanto urbanos como rurais. Para enfrentar a questão das enchentes e alagamentos, ficou acertado que será efetuada uma ação de prevenção englobando desde o desassoreamento do Rio Mampituba e Lagoa do Violão, até a limpeza do valão, de todos os valos, sangas e bueiros da cidade. A prefeita agradeceu o apoio do Governo do Estado.

Para tanto, até esta sexta-feira, 21, deve ser enviado à Secretaria, documentação da Defesa Civil local/regional e do Corpo de Bombeiros, com fotos dos pontos  atingidos. Com estes dados será feita uma estimativa do trabalho, identificados danos e consequentemente o número de horas para a realização da atividade. Várias máquinas estarão em Torres como patrolas, retroescavadeiras, além de caminhões. A previsão inicial é de que a rubrica orçamentária será de R$ 200 mil reais e de que serão necessárias cerca de 400h de trabalho.

O desassoreamento do rio e lagoa, que consiste em retirar o acúmulo de entulhos do leito, areia e outros, é muito importante na atual situação porque vai liberar o fluxo das águas. Ainda nesta reunião foi tratada a necessidade urgente de melhorias nas estradas vicinais. Conforme a prefeita, é imprescindível o apoio do Governo do Estado porque a Prefeitura não teria condições técnicas e nem de pessoal para realizar a prevenção.

Comentários

Comentários