Tramandaí assina convênio de saneamento com o Estado
Os prefeitos de Erval Seco, Marcos de Castro, de Soledade, Olavo Valendorf, e de Tramandaí, Edgar Rapach, assinaram nesta quarta-feira (26) contrato com o governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, para a prestação dos serviços de água e esgoto. Paralelamente, foram assinados convênios com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que passa a ser a agência reguladora dos serviços de saneamento dos três municípios. O convênio é a primeira etapa para a assinatura do contrato de programa com a Corsan.
O secretário da Habitação, Marco Alba, afirmou que este convênio proporciona uma relação muito mais próxima dos municípios com o Estado e a Corsan e destacou a parceria com a Agergs e a Famurs. “Estamos criando os mecanismos para melhorar a qualidade dos serviços. Nosso desafio, agora, passa a ser o esgoto”, afirmou o secretário.
O conselheiro-presidente da Agergs, Alcides Saldanha, que esteve na cerimônia acompanhado da conselheira Gertrudes Pelissaro dos Santos, informou aos prefeitos que a missão da Agergs é observar se o contrato está sendo cumprido por ambas as partes.
Já o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, disse que os convênios permitem que os municípios contratem a companhia, que passará a atuar também na implantação do futuro sistema de esgoto sanitário. “Continuamos fazendo investimento na qualidade e no abastecimento da água para os municípios. A partir de 2007, seguindo uma orientação do governo, nossa prioridade tem sido o esgotamento sanitário. Nosso desafio é melhorar os baixos índices de saneamento nos municípios atendidos pela empresa. Vale lembrar que até 2007 a Corsan tinha concessão para tratar esgoto de somente 45% das cidades gaúchas”, observa Mário Freitas.