Educação

Tramandaí terá pré-vestibular gratuito do Governo do Estado

O sonho de entrar em uma universidade ficará mais próximo para 1,8 mil pessoas de baixa renda, estudantes ou ex-alunos de escolas públicas, de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (3), será assinada a ampliação, para mais 16 municípios, do pré-vestibular gratuito do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, e a cidade de Tramandaí será contemplada com 50 vagas. As aulas ocorrerão na Escola Estadual Assis Brasil (Rua Fernandes Bastos, 2875, São José).

Presente desde 2011 em Porto Alegre e Santa Maria, o curso Universidade Já! aprovou 33% e 43% dos estudantes, respectivamente, nas universidades federais dessas cidades no último vestibular de verão. A partir de 9 de outubro, quando começam as aulas, essa oportunidade se abre também para quem mora em municípios menores.

Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. As inscrições estarão abertas entre 10 e 28 de setembro através do site www.universidadejars.com.br. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar do candidato. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro, e as matrículas serão realizadas no dia 8.

O curso tem foco nos vestibulares das universidades federais e no Enem. De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, esta é uma política inclusiva do Governo do Estado. “Muita gente fica de fora das universidades, ou trabalha de dia para pagar com dificuldades uma particular à noite, porque não tem condições de fazer um pré-vestibular e disputar de igual para igual as vagas. O Universidade Já! gera oportunidades de estudar, se formar e realizar sonhos”, afirma Fabiano.

Outro destaque realizado pelo secretário é em relação à qualidade dos professores e do material didático: “São profissionais experientes e sintonizados com as matérias dos vestibulares, além dos polígrafos e material de apoio que não perdem em nada para os pré-vestibulares mais conhecidos”.

Para o coordenador do Universidade Já!, Jessé Quevedo, o curso é capaz de gerar mudanças concretas na vida das pessoas. “Muitos alunos, ou mesmo gente que parou de estudar há bastante tempo, têm agora a chance real de acessar o Ensino Superior. É uma excelente iniciativa de geração de oportunidades adotada e implementada pelo Governo gaúcho”, avalia.

O Universidade Já! é realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Neif/Fapeu), que já executa o projeto em Santa Catarina há 9 anos. No Estado vizinho, o curso já atinge 5 mil alunos e tem 64% de aprovação – índice que os coordenadores do projeto pretendem alcançar e superar para os próximos vestibulares.

Comentários

Comentários