Três presos por furto de energia em Imbé
LitoralPolicial

Três presos por furto de energia em Imbé

Furto de energia: uma prática criminosa que gera riscos, prejuízos e acidentes graves foi alvo da 57ª Operação Fios e Cabos, deflagrada em parceria entre a CEEE Equatorial e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul.

Frigorifico Borrussia

Durante a ação em Imbé, três pessoas foram presas em flagrante, reforçando a intensificação do combate a esse tipo de crime.

Ações intensificadas para combater furtos

De acordo com Sidney da Costa, Executivo de Perdas da CEEE Equatorial, o furto de cabos e equipamentos elétricos causa impactos graves à sociedade, como o aumento no valor das tarifas, acidentes fatais e comprometimento do fornecimento de energia.

Ele enfatizou que ações frequentes têm o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências dessa prática criminosa.

“Quem desvia energia faz com que todos os consumidores paguem tarifas mais altas. No caso do comércio, isso gera concorrência desleal com quem opera dentro da lei”, afirmou Sidney.

Desde que o Grupo Equatorial Energia assumiu a gestão da concessionária, em julho de 2021, inspeções rotineiras têm sido realizadas em parceria com a Polícia Civil, dado que o furto de energia é um crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Dr. Bruno Loranos Germani

Lei e responsabilidade no comércio de sucata

A comercialização de cabos de cobre ou alumínio provenientes de furtos também é crime. A CEEE Equatorial reforça a importância do cumprimento da Lei nº 13.344/2016, que exige registros detalhados das transações de comerciantes de sucata. Isso permite rastrear a origem do material e contribui para a repressão ao crime.

As operações vêm sendo intensificadas com o apoio de órgãos de segurança pública, buscando reduzir os prejuízos causados por essas práticas ilegais.

Star Proteção Veicular

Denúncias e canais de atendimento

A população pode ajudar no combate ao furto de energia denunciando irregularidades de forma anônima pelos seguintes canais:

  • Polícia Civil: 181
  • Central de Atendimento Equatorial Energia: 0800 642 4900
  • Site oficial: www.equatorialenergia.com.br, na aba “Ouvidoria”.

A CEEE Equatorial reforça que a colaboração de todos é fundamental para evitar acidentes, prejuízos e garantir a segurança do fornecimento de energia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários