Tripulante das Filipinas toma choque em navio e é resgatado no litoral Norte
Um ferimento por choque dentro de um navio petroleiro mobilizou embarcações no Litoral Norte na madrugada desta quarta-feira (4). Um tripulante filipino de 47 anos foi atingido por uma descarga de 440 volts dentro do navio, que levava outras 22 pessoas.
Foram mais de três horas até transportar o homem ferido ao hospital.
O navio Anfa é originário das Ilhas Marshall, na Oceania, mas toda a tripulação é das Filipinas.
A embarcação estava em alto mar, a 148 quilômetros da costa de Tramandaí, quando, por volta de 2h30min, emitiu alerta para o Salvamar Sul, em Rio Grande, informando sobre o tripulante ferido. Imediatamente, a Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí foi avisada e iniciou o procedimento para resgatá-lo.
O navio não tinha heliponto, o que inviabilizava o resgate por meio de helicóptero.
Como a embarcação é de grande porte, também não poderia ir até a costa deixar o homem para atendimento médico.
Assim, duas lanchas que estavam perto do local foram acionadas.
A lancha Sea Star, que presta serviços para a Transpetro, foi até o local e recebeu o tripulante ferido. A embarcação se deslocou até o Terminal Marítimo de Imbé, ligado à Transpetro, onde a Marinha já aguardava com o Samu para atendimento.
O homem foi encaminhado ao Hospital de Tramandaí por volta de 5h40min.
A casa de saúde confirmou que o filipino está internado em estado estável. Conforme a instituição, a informação recebida é de que ele estava testando um equipamento — no entanto, devido ao idioma, não foram confirmados mais detalhes.
As informações são de Zero Hora.