Tubarões em extinção são flagrados em barco pesqueiro no Litoral Gaúcho
Na manhã desta quarta-feira (27/10), policiais do 1° Batalhão Ambiental de Capão da Canoa, com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar – BavBM, realizaram operação integrada com o IBAMA e a Marinha do Brasil no litoral norte do RS.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]
Foi flagrada embarcação pesqueira em Mar Territorial, em frente ao município de Xangri-Lá, realizando atividade de pesca a menos de 4 milhas náuticas da Costa, utilizando equipamentos proibidos, bem como redes com panagem de tamanho além do limite legal permitido.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]
No interior da embarcação havia mais de 16 mil metros de rede e cerca de 14 toneladas de peixes diversos, sendo identificada ao menos uma espécie ameaçada de extinção – Tubarão Anjo e havendo suspeita de que alguns outros exemplares eviscerados e sem cabeça pertençam a espécie Tubarão Martelo, igualmente ameaçada de extinção (confirmação dependerá de análise técnica posterior).
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]
Foram, ainda, recolhidas as redes que se encontravam lançadas no mar, em local proibido, totalizando mais três toneladas de diversas espécies de peixes.
A embarcação foi escoltada até o município de Passo de Torres, onde atracou e, na manhã desta quinta-feira (28/10), foram apreendidos os pescados, a embarcação, as redes de pesca e demais equipamentos proibidos que foram utilizados na atividade pesqueira.
O responsável pela atividade irregular foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Porto Alegre e responderá por diversos crimes ambientais previstos na Lei de Crimes Ambienais, Lei nº 9.605/98.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]
As ações realizadas no município de Passo de Torres tiveram o apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.