Geral

UCS lança, em Osório, a terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras

A Universidade de Caxias do Sul, com o patrocínio da Petrobras, iniciou, no mês passado, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, do COREDE Litoral Norte e da Prefeitura Municipal de Osório, as atividades da terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras (LACOS 3), junto ao município de Osório, situado na microrregião do litoral setentrional do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte do Estado.

O projeto será lançado nesta quarta-feira, 4, às 16 horas, no Espaço Cultural Conceição, em Osório, quando será assinada a parceria entre Fundação Universidade de Caxias do Sul e Prefeitura Municipal de Osório.

O evento contará com a presença de representantes da UCS, pesquisadores, gestores da Petrobras, gestores municipais, representantes do COREDE Litoral Norte e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

As atividades do LACOS 3 serão desenvolvidas durante dois anos e irão beneficiar 4,1 mil habitantes e indiretamente os 41 mil moradores daquele município.

A exemplo das edições anteriores realizadas em Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar (Projeto LACOS I – 2007/2008 ) e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul (Projeto LACOS II – 2011/2013), o Projeto LACOS 3 tem a coordenação dos professores Alois Eduard Schäfer e Rosane Lanzer, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS e conta com uma equipe de dez pessoas, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e de pós-graduação.

O professor Schäfer explica que as ações a serem desenvolvidas em Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades.

“Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial”.

O Projeto LACOS 3 será desenvolvido com os recursos aportados pela Petrobras. São cerca de R$ 2 milhões que viabilizarão, inclusive, os produtos finais do projeto: um Atlas Socioambiental; um caderno de Atividades Ambientais; e materiais didáticos como pôsteres, cartilhas e material audiovisual de cunho didático sobre os ecossistemas do Litoral Norte, para serem utilizados nas salas de aula e nos meios de comunicação do município.

Comentários

Comentários