UFRGS divulga listão do Vestibular 2017
Está disponível no site do Vestibular a lista de classificados no concurso. O listão também pode ser conferido no mural do Anexo 1 da Reitoria, na Avenida Paulo Gama, 110, no Campus Centro.
Depois de comemorar seu nome no listão de classificados do Vestibular, é preciso ficar de olho nas etapas da matrícula para não perder sua vaga na UFRGS. Preste muita atenção na documentação obrigatória que precisará reunir e nas datas e horários para se apresentar à Universidade. O processo de ocupação da vaga ocorre em duas etapas.
PRIMEIRA ETAPA:
- Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente peloPortal do Candidato, de 21 a 25 de janeiro, por todos os candidatos classificados, independente da classificação ter sido para o primeiro ou para o segundo semestre. Os documentos devem ser remetidos conforme as orientações do Manual do Candidato, exclusivamente pelo Portal do Candidato, nos formatos pdf ou jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.
- OPortal do Candidato tem um espaço para envio da Documentação Acadêmica e um para envio da Documentação Socioeconômica. A documentação acadêmica é comum para todos os classificados. Já a documentação socioeconômica é solicitada apenas dos candidatos classificados para as vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas da modalidade L1 e L2, que devem comprovar a condição de renda. Os formulários referentes à documentação acadêmica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prograd/processos-seletivos/formularios-referentes-ao-concurso-vestibular-sisu e os de documentação socioeconômica podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/prae/analise.
- Quem não dispõe de scanner ou máquina fotográfica digital e computador com acesso à internet pode usar os equipamentos do Decordi (Av Paulo Gama, 110, Anexo 1 da Reitoria – Campus Centro).
- A documentação só é considerada enviada quando o candidato visualizar na tela o “Comprovante de envio de documentação via Portal do Candidato”, contendo a listagem de todos os arquivos enviados. O candidato que não completar todo o processo de envio da documentação até o prazo limite definido pela UFRGSperderá a vaga.
- NoPortal do Candidato, há um tutorial com explicações detalhadas para orientar o envio dos documentos.
- Ocandidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. Este acompanhamento é muito importante para evitar a perda da vaga. É obrigação do candidato acessar a aba “Resumo da Avaliação/Relatório de Pendências” do link “Documentação”. Quando houver alguma pendência, aparecerá na tela em vermelho o que deve ser corrigido pelo candidato e será informado um prazo máximo para solução. Quando o parecer da Avaliação for “Não Homologado”, nas etapas Acadêmica e/ou Socioeconômica, o candidato poderá interpor recurso, pelo Portal do Candidato, dentro do prazo informado.
SEGUNDA ETAPA:
- Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Para os candidatos classificados para ingresso no primeiro semestre (2017/1) esta fase ocorrerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro, conforme a faixa de horário de cada estudante, que será publicada no site da UFRGS a partir das 17h do dia 17 de fevereiro. Os candidatos classificados para o segundo semestre (2017/2) terão a etapa de matrícula presencial entre os dias 04 e 06 de julho.
- Esta etapa ocorre na Comissão de Graduação – Comgrad, na Unidade Acadêmica do curso para o qual o candidato foi classificado.
- Todos os calouros precisarão apresentar RG e os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2017, assinando a autodeclaração étnico-racial diante da Comgrad.
- Outras informações sobre esta etapa serão divulgadas em data mais próxima do período de matrícula presencial.
Dúvidas que não forem resolvidas após a leitura atenta do Manual do Candidato, podem ser encaminhadas para:
- Dúvidas sobre documentação acadêmica: e-mail:acadêmica@ufrgs.br ou telefones 51 3308.3251 e 3308.4105
- Dúvidas sobre documentação socioeconômica: e-mail:duvidascvsisu2017@ufrgs.br ou telefone 51 3308.4800
- Outras dúvidas em relação ao ingresso 2017: e-maildecordi@decordi.ufrgs.br ou telefone 51 3308.4994