Educação

Última semana para inscrição de trabalhos na 3º Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Câmpus Osório

As inscrições de trabalhos na 3ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (3ª Moexp) encerram-se na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro. O evento é promovido pelo Câmpus Osório, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, através das Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão.

O principal objetivo deste projeto é contribuir para a difusão dos conhecimentos produzidos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das Instituições de Ensino Técnico e Superior.

Desta forma, toda a comunidade acadêmica fica convidada a engajar-se neste espaço de discussão e difusão de conhecimentos e criação de novos saberes e fazeres pedagógicos, promovendo e elevando a qualidade da produção científica e tecnológica, bem como o desenvolvimento de tecnologias educacionais ligadas à educação básica, profissional e superior da região.

As inscrições podem ser realizadas através do si-te https://sites.google.com/a/osorio.ifrs.edu.br/moexp/, na aba Inscrições, onde há acesso a todos os procedimentos necessários. No dia 25 de outubro, ocorrerá uma publicação no site do evento indicando os 65 trabalhos selecionados para apresentação.

Participe!

Comunidade escolar participa de curso sobre inclusão

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidade Específicas (Napne) do Câmpus Osório promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro, o curso O processo de inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Possibilidades. Participaram do evento servidores, alunos e duas instituições parceiras do Núcleo: Escola Prudente de Morais e Colégio Militar, de Porto Alegre.

A atividade foi coordenada pelo professor Franclin do Nascimento, do Câmpus Planaltina – Instituto Federal de Brasília (IFB). O docente atuou por 12 anos como gestor de Inclusão no programa TecNep – ação coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação que visa à inserção das pessoas com necessidades educacionais específicas em cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em parceria com os sistemas estaduais e municipais de ensino.

Angelita Martiarena, coordenadora do Napne, destacou a honra do Núcleo em receber uma pessoa com tanta experiência na área da inclusão e agradeceu ao palestrante por dividir com acomunidade escolar todo o seu conhecimento sobre o tema.

Dentre todos os ensinamentos possibilitados pelo curso, destaque para o que, segundo Franclin, é o grande desafio: fazer com que as instituições se prepararem para o atendimento às diferenças, respeitando os ritmos de aprendizagem dos estudantes e fazendo com que eles tenham condições de construir seu conhecimento. “Inclusão é mudança.

Quando se fala em inclusão escolar, a chave é encontrar estratégias imediatas para garantir o direito de todos. E a melhor forma de fazer isso é mantendo o diálogo com o estudante, a fim de saber quais são suas necessidades e o que podemos fazer para facilitarmos sua vida. Na maioria das vezes, ele nos mostra que são pequenas ações que possibilitam sua inclusão. Simples assim” – concluiu.

Comentários

Comentários