Vida & Saúde

Último boletim aponta estabilidade da situação da gripe A no Estado

Conforme boletim encerrado às 16 horas desta segunda-feira (25), da Secretaria da Saúde, permanece inalterada no Rio Grande do Sul a situação da Influenza A H1N1 (gripe A). Até o momento, desde 25 de abril último, quando teve início o alerta epidemiológico, houve um caso confirmado no Estado, cujo tratamento obteve sucesso, um caso suspeito, um em monitoramento, 12 casos descartados e dois em observação.

A partir da data do alerta, emitido por ocorrência de casos humanos provocados pelo novo subtipo viral de Influenza, todos os esforços vêm sendo desenvolvidos para identificar casos, conter a transmissão e prevenir a ocorrência de surtos e epidemias, de acordo com o Plano Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza.

A Secretaria da Saúde destaca também que o período de observação das pessoas que tiveram contato com o caso confirmado já foi encerrado e nenhuma delas apresentou sintomas respiratórios compatíveis com a gripe A.

Veja as definições para cada tipo de caso, de acordo com o Plano Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza:

Caso Suspeito
– Indivíduo que apresentar febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória;

– apresentar sintomas até dez dias após sair de países que reportaram casos pela gripe A;

– tenha tido contato próximo, nos últimos dez dias, com pessoa classificada como caso suspeito, provável ou confirmado de infecção humana pela gripe A.

Caso em monitoramento
– Indivíduo procedente de países afetados, nos últimos dez dias, com febre aferida ou não, e tosse, podendo ou não estar acompanhadas dos demais sintomas referidos na definição de caso suspeito, ou procedente, nos últimos dez dias, de países não-afetados, mas apresentando os sintomas de acordo com definição de caso suspeito.

Caso em observação
– Situação em que o indivíduo, por não preencher totalmente os critérios acima, não pode ser classificado como suspeito ou em monitoramento, porém apresenta características que necessitam de esclarecimentos pela equipe de vigilância municipal e/ou estadual.

Comentários

Comentários