Últimos dias para inscrição no Processo Seletivo 2017/1 do IFRS – Campus Osório
O processo seletivo de estudantes 2017/1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), oferece 4.532 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 8 de novembro, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos computadores disponíveis nos campi (endereços abaixo), conectados à internet para os candidatos. O edital está disponível e pode ser acessado no portal de ingresso. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para os cursos de nível superior.
As vagas são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. São 2.731 vagas em cursos técnicos e 1.801 vagas em cursos superiores.
Para o IFRS – Campus Osório são 247 vagas, sendo 120 nos cursos das modalidades Integrado ao Ensino Médio (Técnico em Administração e Técnico em Informática), 25 no Subsequente ao Ensino Médio (Técnico em Panificação) e 102 nos Superiores (36 vagas no Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 30 na Tecnologia em Processos Gerenciais e 36 na Licenciatura em Matemática).
As provas serão aplicadas em 4 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações, ter acesso ao Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e outras orientações, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.
Enem e Sisu
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016).
Para os cursos de nível superior, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
DATAS IMPORTANTES:
Inscrições: 6/10 a 8/11/2016
Provas: 04/12/2016
Gabriela Morel