Vacina contra gripe A continua nos postos para grupos prioritários
A mobilização nacional para a vacinação contra a gripe A (H1N1) encerrou-se em todo o Brasil no dia 2 de junho, mas a recomendação do Ministério da Saúde é de que a mesma seja mantida nos municípios onde ainda não tenha sido atingida a meta. No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) esclarece que a vacina vai continuar à disposição nos postos de saúde para as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não se imunizaram.
Até as 12h desta sexta-feira (11), 4.249.423 gaúchos já haviam recebido a vacina, e a meta é alcançar no mínimo 80% de cobertura em cada grupo selecionado. Os dois grupos que ainda não atingiram este percentual são o dos adultos de 20 a 29 anos (74%) e os de 30 a 39 anos (62%).
As crianças com idades entre 2 anos e menores de 5 anos, incluídas posteriormente nos grupos para receber a imunização, poderão receber a vacina da gripe A neste sábado (12), quando ocorre a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a pólio. Apenas os postos fixos irão oferecer esta vacina. Reitera-se a orientação de assegurar a segunda dose para crianças menores de 9 anos, que deve ser aplicada no mínimo 21 dias depois da primeira.