Vacina da gripe é liberada para toda população no RS

Vacina da gripe é liberada para toda a população acima de seis meses no Rio Grande do Sul. A medida foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em conjunto…
Vacina da gripe
Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Vacina da gripe é liberada para toda a população acima de seis meses no Rio Grande do Sul.

A medida foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em conjunto com os municípios, diante da necessidade de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto das síndromes respiratórias neste outono/inverno.

Mesmo com a ampliação, a recomendação segue reforçada para que os grupos prioritários busquem a imunização com urgência.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 7 de abril e, até esta quinta-feira (15/05), mais de 1,4 milhão de pessoas já receberam a dose no estado, o que representa uma cobertura de apenas 28,5% entre os públicos-alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% de cobertura vacinal dentro desses grupos prioritários.

A expansão para o público geral ocorre em um cenário de alerta.

Apesar do avanço inicial, os índices de vacinação ainda estão longe da meta estabelecida, e os grupos vulneráveis continuam sendo os mais afetados por complicações causadas pelo vírus da influenza.

Dentre os casos graves que exigem internação hospitalar, 64% ocorreram em pessoas com comorbidades e, entre os óbitos, 87% foram registrados em indivíduos com doenças pré-existentes.

As comorbidades que mais contribuem para agravamento de casos de gripe incluem doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.

Por esse motivo, esses pacientes fazem parte do grupo prioritário e devem buscar a imunização o quanto antes.

Além desses, também são contempladas pela recomendação vacinal as pessoas com doenças hepáticas, renais, neurológicas, imunossupressoras, além de indivíduos com obesidade grave ou condições clínicas especiais.

Para garantir a ampliação do acesso à vacina, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realiza nesta quinta-feira uma nova distribuição de 703 mil doses para as regionais da SES, totalizando até agora cerca de 3,9 milhões de doses entregues aos municípios gaúchos.

Ao longo do ano, o Ministério da Saúde deve enviar ao Rio Grande do Sul um total aproximado de cinco milhões de doses de vacina contra a gripe.

Vacina da gripe

A vacinação é a principal ferramenta de prevenção contra as complicações da gripe, especialmente entre as populações mais vulneráveis.

A dose é segura, gratuita e oferecida em todas as unidades de saúde do estado.

A SES reforça que, mesmo com a ampliação da campanha para toda a população, é fundamental que gestantes, idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades priorizem a imunização.

Com a chegada das temperaturas mais baixas e o aumento da circulação viral, manter o calendário vacinal atualizado é essencial para evitar hospitalizações e mortes.

A vacina contra a gripe salva vidas, alivia a pressão sobre o sistema de saúde e é uma aliada indispensável no combate às doenças respiratórias sazonais.

A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) também envia outras 74.778 doses contra a covid-19, do laboratório Pfizer, destinadas para pessoas com 12 anos.

A vacina contra covid-19 é para os seguintes grupos: crianças (entre seis meses e cinco anos de idade), idosos (pessoas com 60 anos ou mais), que devem fazer uma dose a cada seis meses, e gestantes (uma dose a cada por gestação).

A imunização contra a covid-19 conta ainda com a seleção de grupos especiais.

Alguns devem fazer uma dose anual, como os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e indígenas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Já os imunocomprometidos (a partir dos seis meses de idade) devem fazer três doses como esquema primário (se nunca foram vacinados) e duas doses anuais.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas