Vacina russa contra Covid-19 terá versão para crianças
A vacina russa Sputnik V contra Covid-19 terá versão para crianças, anunciou nesta terça-feira o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, segundo a agência de notícias russa Sputnik News. O imunizante está na terceira e última fase de testes.
Após a conclusão dessa fase, duas versões da vacina serão produzidas.
O Centro Gamaleya ressalta que os testes serão realizados apenas em adultos maiores de 18 anos e a segunda versão, para crianças, será adaptada a partir desse produto final.
A agência de notícias informa que, no momento, a vacina russa é destinada a pessoas entre 18 e 60 anos.
A vacina russa foi a primeira registrada no mundo contra a Covid-19, em 11 de agosto. Ela se diferencia das demais que estão sendo desenvolvidas e estão em estágio avançado contra a doença no que se refere à sua composição.
É feita com dois vetores de adenovírus enfraquecidos, vírus que causa o resfriado comum em humanos, e fragmentos do novo coronavírus, para estimular o corpo a produzir anticorpos contra a doença e induzir imunidade a longo prazo.
A vacina é intramuscular administrada em duas doses. A segunda deve ser aplicada 21 dias após a primeira.
A vacinação do grupo de risco na Rússia já está prevista para ser feita em outubro.
Na sexta-feira, a revista científica Lancet publicou que a vacina se mostrou segura nas fases 1 e 2 de testes em humanos, induzindo resposta imune forte sem provocar reações adversas graves.