A vacinação contra gripe em Osório ganha reforço neste sábado (26/04), com a presença da Unidade Móvel de Saúde no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, em uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
A campanha será realizada durante toda a manhã, com foco em ampliar o acesso da população à imunização contra o vírus Influenza, especialmente para os grupos prioritários.
Podem receber a vacina crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como forma de ampliar a proteção coletiva, especialmente neste período de maior circulação viral.
A ação visa alcançar a meta estabelecida de vacinar 90% de cada grupo prioritário.
Além do público infantil e dos idosos, também estão incluídos na campanha de vacinação contra gripe em Osório: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, além de pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais.
Para quem não conseguir comparecer à ação no sábado, a vacina contra a gripe segue disponível durante a semana nas Salas de Vacinas dos postos de saúde dos bairros Sulbrasileiro (Central), Glória (somente gripe), Caravágio, Medianeira (Primavera), Laranjeiras e Albatroz, bem como nos distritos de Aguapés e Atlântida Sul.
O atendimento nesses locais ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Vacinação contra gripe em Osório
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da adesão à campanha, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, como forma de reduzir complicações respiratórias, internações e óbitos causados pela gripe.
A mobilização com a Unidade Móvel facilita o acesso à vacina para quem enfrenta dificuldades de locomoção ou mora em regiões mais afastadas dos postos fixos.